Bombeiros resgatam tamanduá-mirim e o conduzem a Serra do Rosário, em Sobral

9 de janeiro de 2021 - 15:03 # # # # #

Neste sábado (09), a 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/3ºBBM), na Área Integrada de Segurança 14 (AIS14), foi acionada para resgatar um tamanduá bandeira mirim no bairro Alto da Brasília, em Sobral. Por volta das 03h20min, a equipe de busca e resgate composta pelo Subtenente Jairo, Soldado Frota e Soldado Fernando , na viatura CDC 001, deslocou-se até a Avenida Figueiredo no Bairro Alto da Brasília, onde um tamanduá bandeira mirim encontrava-se no jardim do almoxarifado da Fábrica 06, na Indústria Grendene S.A.

O animal estava bastante agitado e chegou a danificar o EPI (luva) de um dos Bombeiros Militares no momento da captura. Como não tinha nenhum ferimento, foi conduzido até a unidade de conservação municipal da Serra do Rosário, para ser devolvido à natureza. Este é o segundo tamanduá bandeira mirim resgatado por uma equipe de Busca e Salvamento da 1ª Cia/3ºBBM, na cidade de Sobral, em 2021.

Em 2019 o CBMCE resgatou 3.919 animais, em 2020 foram 5.217 animais resgatados em todo o Estado do Ceará. Deram apoio a ocorrência a Guarda Municipal de Sobral.

Unidade de Conservação Municipal da Serra do Rosário

A unidade de conservação municipal (categoria de uso sustentável) da Serra do Rosário foi criada pela Lei Municipal nº 812, de 10 de abril de 2008.  A Serra do Rosário possui ocorrência de pequenas planícies fluviais margeando cursos d’água como os riachos Boqueirão e Contendas, que são alimentados por dezenas de nascentes e micro bacias hidrográficas que confluem parte para o riacho Boqueirão e Mucambinho, rumo à zona urbana da cidade de Sobral, transcorrendo para a bacia hidrográfica do Rio Acaraú e parte para a bacia do Coreaú.