CMR recebe treinamento sobre doenças descompressivas e oxigenoterapia

8 de janeiro de 2021 - 11:03 # # # #

Na manhã desta sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, os mergulhadores da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) participaram de uma instrução com o Coronel Médico QOC/RR Marcos DAVIS sobre doenças descompressivas e oxigenoterapia, na sede da CMR, no Bairro Moura Brasil, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

O coronel Médico Marcus Davis Machado Braga é médico a 42 anos e tem especialidade e medicina hiperbárica na marinha do Brasil, que foca no tratamento de pacientes utilizando a compressão do ambiente para ajudar na recuperação da vítima. A instrução visa habilitar aos Mergulhadores a realizar o transporte e atendimento prévio com oxigenoterapia das vítimas de afogamento e acidentes de mergulho que podem acometer os Mergulhadores de resgate.

A atividade de mergulho é realizada numa pressão maior do que a que vivemos. Isso faz com que acumule bolhas de nitrogênio no corpo em cada mergulho e atividade desenvolvida sob essa pressão. Assim é necessário realizar um controle grande do tempo que o mergulhador passa no fundo e a subida controladola para que essas bolhas sejam retiradas do corpo gradualmente. Quando isso não ocorre o mergulhador pode ser acometido por uma doença descompressiva.

Com esse tipo de instrução os Mergulhadores se especializam e se preparam para qualquer doença descompressivas que possa acometer o mergulhador.

Segurança, habilidade e calma é o lema da Companhia de Mergulho de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Mergulho!

Vidas alheias e riquezas salvar!