6ªCia/1ºBBM Comemora seus 28 anos de existência

1 de dezembro de 2020 - 11:25 # #

Nesta terça-feira(01), a 6ªCia/1ºBBM está completando 28 anos de existência, devido a isso, ocorreu uma solenidade de forma online contando com a presença dos militares pertencentes à essa seção, funcionários da empresa Fraport e oficiais de outras unidades.

Histórico

Em 1º de dezembro de 1992, quando os serviços de prevenção e combate a incêndio ainda eram operados pela Base Aérea de Fortaleza, sobre o nome de Pelotão Contra Incêndio (PCI), nasceu a Seção Contra Incêndio (SCI).

A SCI teve como primeiro comandante, o então Cap QOBM Joaquim dos Santos Neto, tendo registrado suas primeiras ordens permanentes no livro do Chefe de Equipe em 07 de dezembro de 1992.

A Seção funcionava inicialmente com um efetivo total de 56 (cinquenta e seis) bombeiros, com uma guarnição de serviço diário composta de 13 homens, dispostos em quatro viaturas em linha, sendo dois caminhões do tipo “Ataque Rápido” – AR. Em virtude da capacidade de agentes extintores transportada nesses caminhões, o aeroporto passou a ser classificado como categoria 7, pousando aeronaves como os atuais Boeing 737-800.

No ano de 1994, a INFRAERO, operadora do aeródromo, adquiriu e entregou à SCI uma nova viatura, o AP4 19 – TITAN, equipamento robusto e de alta qualidade. Uma peculiaridade deste caminhão era a capacidade de utilização dos agentes extintores de forma totalmente automatizada, operada pelo motorista a partir de controles na cabine da viatura. Nesta mesma época o efetivo total foi reduzido para 47 homens, tendo uma prontidão de serviço diário com 12 combatentes em três viaturas.

Com a chegada de duas outras novas viaturas, com novo conceito em tecnologia, o AP4 15 – TITAN e o AP2 IVECO MAGIRUS, foram aposentados os antigos ARS e Mertz, e o Aeroporto ingressou na categoria 8, podendo atender aeronaves de categoria 9 com restrição tais como Airbus 340 e Boeing 777.

Em 2005 o governo federal cria a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que passou a exercer as funções e atribuições de autoridade de aviação civil no Brasil, normatizando e fiscalizando a operações aeroportuárias, incluindo o serviço de Proteção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC).

Já em 2013 a ANAC publica a resolução nº 279 que passa a estabelecer critérios regulatórios quanto à implantação, operação e manutenção do SESCINC.

Em 2018 a Fraport Airport assume a operação do aeroporto internacional de Fortaleza e firma o Parceria Público-Privada através do Acordo nº 01/2018 com o Governo do Estado, SSPDS e CBMCE para manter a unidade de Bombeiros militares nas dependências do sítio aeroportuário.

Em 2019 foram atualizados os regulamentos que tratam da SESCINC, sendo então regulados pela Resolução 279, RBAC 153 e suas Instruções Suplementares, trazendo ainda mais um caráter técnico à SESCINC e seus profissionais.

Para compor o quadro de bombeiros de aeródromo, o profissional precisa passar por uma formação específica, através de cursos na aérea de atendimento a emergência em aeronaves. Essa formação foi ao longo dos tempos evoluindo e mudando de nomenclatura, inicialmente era conhecida como Estágio de Adaptação de Bombeiros de Aeródromo (EABA), passando em seguida a ser chamado de Curso de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromos (FTBA), e em 2016 com a alterações da resolução Nº 279/13 passou a se intitular Curso de Bombeiros de Aeródromo (CBA).

Após a formação, o bombeiro encontra-se apto às atividades diárias da SESCINC que conta com revisões de pistas, captura de animais, fogo em vegetação, acompanhamento de abastecimento em aeronaves, visitas de familiarização com o aeródromo, simulados dentre outros.

A Equipe de serviço participa diariamente de instruções descritas no Programa de Treinamento Recorrente para Bombeiro de Aeródromo (PTR-BA) exigido e acompanhado pela ANAC.

Outra particularidade é a exigência de atualização dos condutores de veículos operacionais, através do Cursos de Operador de CCI, devido a especificidade de nossos caminhões Contra Incêndio.

A seção ao longo dos anos teve 13 (Treze) comandantes, somando-se  com o atual Ten Cel BM José Leandro Marinho e o efetivo  atualmente é de  62 militares, distribuídos nas diversas funções.

Na cerimônia foram agraciados funcionários da Fraport, com a comenda Amigo do Bombeiro, e militares da seção, com as devidas condecorações publicadas em boletim do CBMCE.