CBMCE e CIOPAER atuam em incêndio florestal na Pedra da Andorinha, em Sobral

24 de outubro de 2020 - 19:25 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, representado pela 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), combateu um incêndio de grandes proporções na Área de Preservação Ambiental Pedra da Andorinha, localizada no Distrito de Taperuaba, no Município de Sobral.

O incêndio iniciou por volta das 14h30min do dia 19 de outubro (segunda-feira), com os trabalhos de combate ao incêndio direcionados para impedir a chegada das chamas às residências existentes nas proximidades e posteriormente nas margens da Rodovia CE 362.

Na terça – feira, dia 20, surgiram novos focos de incêndio dentro do perímetro da APA Pedra da Andorinha, que se propagaram rapidamente, devido a alguns fatores como a alta temperatura, baixa umidade do ar, grande quantidade de vegetação seca. Foi solicitado o apoio de uma guarnição de Bombeiros da 2ª Cia do 3º BBM (Quartel de Crateús), que atuaram de forma conjunta com o efetivo da 1ª Cia do 3º BBM (Quartel de Sobral) e 08(oito) funcionários da AMA – Autarquia Municipal do Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Sobral.

Na quarta – feira, 21, a operação de combate ao incêndio, continuou com a atuação dos Bombeiros Militares pertencentes à 1ª Cia do 3º BBM (Quartel de Sobral) e funcionários da APA Pedra da Andorinha.

Devido a topografia do terreno e dificuldade de acesso aos focos do incêndio, não havia a possibilidade de utilização de viaturas tipo ABT, sendo utilizados soprovarredores, bombas costais e abafadores, com uma viatura de tração 4×4 dotada do Kit de combate a incêndio florestal recentemente adquirido pelo Comando da Corporação.

Na quinta – feira, dia 22, o fogo chegou à base da Pedra da Andorinha, local muito íngreme e que não permita a aproximação do efetivo de Bombeiros Militares de forma segura. Diante disso, foi solicitado o apoio do CIOPAER – Coordenadoria Integrada de Operações aéreas.

O combate ao incêndio ocorreu de forma simultânea com a guarnição do 1ª Cia do 3º BBM (Quartel de Sobral) e funcionários da APA Pedra da Andorinha e aeronave da CIOPAER.

Foi empregada a aeronave Fênix 09, utilizando um dispositivo chamado “Bambi Bucket” durante a ação. O equipamento, que é acoplado ao helicóptero, serve como uma espécie de bolsão e é utilizado para intensificar os jatos. O bolsão tem capacidade de 545 litros. Cerca de 38 mil litros de água foram jogados na região por meio de 70 lançamentos. A água foi captada de um açude localizado na região.

Por volta das 17h, do dia 22 de outubro, a operação foi concluída, com a extinção dos focos de incêndio dentro do perímetro da APA Pedra da Andorinha, deixando um total de 200 hectares de vegetação destruídos.

Unidade de Conservação Pedra da Andorinha

O nome Pedra da Andorinha se dá pela grande incidência de espécies variadas dessas aves que buscam, numa rocha de cerca de 180 metros, além do calor típico da região, alimento e parceiros dispostos ao acasalamento.

Criada em 2010, com o objetivo de abrigar o refúgio natural de milhares de Andorinhas e preservar o bioma da caatinga, tão característico da região do semiárido, onde se localiza o município de Sobral, no Norte do Ceará. A reserva refúgio de vida silvestre Pedra da Andorinha, tem garantido, ao longo dos últimos anos, condições necessárias à existência e reprodução de diversas espécies de animais silvestres e da diversificada flora desta Região.

A variedade ecológica e também biológica protegida por Lei, faz da Reserva um abrigo natural, tanto para animais característicos da Região como para as agitadas andorinhas, aves migratórias de pequeno porte, que têm refúgio certo de seus predadores na época do verão, quando buscam o local ideal para sua reprodução.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!