1ªCia/BBS libera rua interditada por queda de árvore, no Bairro Joaquim Távora

6 de outubro de 2020 - 21:12 # # # # #

Na noite desta terça-feira (6), por volta das 20 horas, a 1ªCia/BBS por meio da guarnição de busca e salvamento 1, com sede no Bairro: Moura Brasil, foi acionada pela CIOPS para atender uma ocorrência de queda de árvore em via pública, na Rua Soriano Albuquerque, no Bairro Joaquim Távora. Na Área Integrada de Segurança 10 (AIS10).

O Corpo de Bombeiros Militar atua quando a árvore encontra-se em perigo iminente de queda ou que já tenha caído, nestas situações é providenciado o corte ou poda. Conforme o 1º Tenente Cabral, “árvores como essa vem a tombar quando há bastante vento e suas raízes estão enfraquecidas, com pouca profundidade, ou mesmo quando estão doentes, mas neste caso, a árvore parecia saudável, no entanto tombou sozinha, podendo ser o peso da copa que a fez tombar por possível corte de suas raízes”, esclareceu o Comandante da Guarnição de Busca e Salvamento 1 da 1ªCia/BBS.

A guarnição da 1ªCia/BBS que atendeu a ocorrência foi composta pelo 1º Tenente Cabral, Cabo João, Cabo Santiago e Soldado Deyvson na viatura de Auto Salvamento 65 (AS 65) liberou a via que foi interditada pela queda da árvore em via pública. Não houve vítima e nem danos ao patrimônio. Houve apoio da AMC por meio de uma dupla de agentes de trânsito na viatura AMC 132.

Alerta

O Corpo de Bombeiros alerta que que todos os proprietários cuidem de suas árvores e realizem a poda preventiva para que ela não venha tombar por excesso de peso, bem como, ter zelo ao cavar lateralmente as árvores, de modo a não cortar suas raízes.

Salvamento! Salvar!

Leia mais

Fique atento, é importante observar e perceber alguma dessas situações: Buracos no caule, as condições do solo nos arredores da árvore, inclinação acentuada do eixo normal, presença de parasitas e raízes expostas. Estes são alguns fatores de risco.

Normalmente, a chuva, associada aos ventos fortes, aumenta o risco de queda, pois as folhas, na copa da árvore, tendem a acumular água, deixando-a mais pesada, e, consequentemente mais propenso a ser desestabilizada. Além disso, podas realizadas de forma irregular, sem um acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso das galhas, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore.

Segundo a 1º Tenente Isabel Cristina, “eu costumo explicar nas ocorrências que árvore é igual a cabelo: você precisa cuidar, cortar e hidratar, se quiser ter uma árvore saudável. Não adianta plantar uma árvore e não dispensar a ela os cuidados de que ela precisa para se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”, afirma a oficial lotada na 1ª Cia/BBS.

Serviço

A poda ou o corte da árvore é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza – URBFOR. A poda é realizada para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o corte acontece somente quando há risco de acidentes, com a ressalva de que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

Para solicitar o serviço, o cidadão deve procurar a Regional do seu bairro, que, em caso de solicitação de corte, enviará um engenheiro agrônomo ao local para avaliação e emissão de laudo técnico a respeito da remoção ou não da árvore e realizará o agendamento do serviço.

Poda e Corte de Árvores

Descrição

O serviço de Poda e Corte de Árvores é disponibilizado através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza-URBFOR. A Poda é realizada para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o Corte, ocorre somente quando há risco de acidentes ou alguma edificação a ser construída no local. Para evitar prejuízos ao meio ambiente, a cada árvore cortada, é realizado o plantio de, no mínimo, duas.

Requisitos necessários:

O cidadão tem três opções para solicitar o serviço de Poda

1 –  Diretamente na Secretaria Regional do seu bairro.

2 – Através do 156

3 – Fala Fortaleza / OGM –  0800 285 0880

Já o serviço de Corte somente pode ser solicitado na Secretaria Regional porque depende de avaliação realizada por engenheiro agrônomo e emissão de laudo técnico.

Etapas do serviço:

Abertura do processo

Emissão de protocolo

Agendamento

Acompanhamento~- (85) 3131 7660 ou através do  aplicativo 156

Execução

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira de 08 às 17 Horas

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!