1ªCia/4ºBBM debela incêndio em galpão da antiga estação ferroviária, em Iguatu

6 de outubro de 2020 - 10:11 # # # #

Na noite desta segunda-feira (5), por volta das 20 horas e 30 minutos, a 1ªCia/4ºBBM, com sede em Iguatu, foi acionada pelo número 193 para atender uma ocorrência de incêndio que atingiu um almoxarifado da Secretaria de Cultura do município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, na AIS 21.

No local, a Secretaria de Cultura de Iguatu guardava diversos itens de materiais de decoração referente a datas comemorativas, como iluminação do Natal de Luz, que seria utilizado nas ruas e praças do município no final deste ano. Funcionários da secretaria estimam que o prejuízo ultrapassou R$ 600 mil. O prédio consumido pelo fogo é um dos galpões da antiga estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1910.

O trabalho foi dificultado porque o prédio estava trancado e não havia muitas entradas na edificação, sendo necessário derrubar a estrutura do telhado, utilizando o jato de água do canhão esguicho acoplado ao AT 22.

O incêndio foi debelado e o rescaldo concluido por volta das 22 horas e 16 minutos. Foi necessário cerca de 20 mil litros de água para debelar as chamas. Considerando  que outras ocorrências da mesma natureza foram registradas nas proximidades do galpão, nos últimos dias, existe a suspeita de incêndio criminoso, os Agentes da Polícia Civil estiveram no local.

Carlinhos Lobo, funcionário da Cultura do município, esteve presente no local após o incêndio e destacou o sentimento de tristeza por conta do material destruído pelo fogo. “Hoje a Secretaria de Cultura perdeu o patrimônio dela todinho de uma forma que eu não tenho nem palavras”, declarou Carlinhos. Além dos itens de decoração para o período natalino, peças utilizadas em datas como São João e Paixão de Cristo também foram consumidos pelo fogo.

A guarnição de serviço da 1ªCia/4ºBBM que atendeu a ocorrência foi composta pelo Subtenente Lamonier, Sargento Joaquim, Sargento Fernandes,Cabo Sérgio, Soldado Andrade e Subtenente Alcântara que estava de folga e ao tomar conhecimento da ocorrência se apresentou no local do incêndio para ajudar no combate. As viaturas utilizadas foram o AT 22 e ATB 23.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!