Bombeiros Militares debelam incêndio e resgatam tamanduá-mirim, em Ipueiras

4 de outubro de 2020 - 10:13 # # # # #

Na noite desta sexta-feira (2), por volta das 19 horas, o Posto Avançado de Ipueiras, quando a guarnição combatia um incêndio em vegetação na Comunidade do Mel, Distrito de Ipueiras, divisa com o Estado do Piauí, na AIS 16 localizou um tamanduá-mirim fugindo do fogo mas que sempre se colocava em situação de risco. Foi tangido pela guarnição até ser resgatado e libertado em seu habitat natural longe do fogo. o Incêndio foi debelado na madrugada de sábado (3).

Chegando na localidade a Guarnição ainda andou aproximadamente uns 7 Km para chegar ao local da queimada, acesso muito difícil por haver uma mata com árvores bem perto uma das outras assim dificultando a passagem e também por ter plantações do tipo Macambira.

Segundo o Tenente Coronel Homero, “Macambira é uma planta da família das bromeliáceas, do gênero Bromelia. Possui vários usos que vão desde a utilização da planta para evitar a erosão, até como alimento para o gado. Como sua folha possui modificações que dão uma natureza espinhenta a mesma, a macambira é queimada antes de ser oferecida ao gado, foi feito os procedimentos de combate ao incêndio florestal, usando soprovarredor, bombas costais, e, fogo contra fogo, assim conseguimos controlar a queimada”, declarou o Comandante dos Bombeiros de Crateús (2ªCia/3ºBBM) e Posto Avançado de Ipueiras.

Tamanduá-mirim

Também chamado tamanduá-colete, jaleco, mambira, mbira, melete ou mixila, é um mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil. É uma das quatro espécies de tamanduás e junto com as preguiças está incluído na ordem Pilosa que se encontrava cercado pelas chamas do incêndio florestal na Comunidade do Mel, Distrito de Ipueiras divisa com Piauí.

A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo Cabo Wilk, Soldado Arruda, Soldado Araújo e Soldado Meireles