1ªCia/3ºBBM promove ações de prevenção no distrito de Jaibaras

29 de setembro de 2020 - 10:41 # #

Na tarde desta segunda-feira (28), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, representado pela 1ª Cia/3ºBBM, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), participou de reunião com lideranças comunitárias no Distrito de Jaibaras, com o intuito de prevenir ocorrências de incêndio em vegetação nesta área.

A 1ª Cia/3º BBM debelou no mês de Julho 105 incêndios em vegetação. Em agosto, foram 252 e em Setembro, 161. Somente nesses três meses foram atendidos 518 incêndios em Sobral e demais cidades da Região Norte do Estado do Ceará.

A fim de reduzir essa quantidade de ocorrências, foi realizada em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente – AMA, uma ação de sensibilização ambiental, com foco no combate às queimadas. A ação teve como objetivo orientar a comunidade no entorno do Distrito de Jaibaras sobre os riscos do uso indevido do fogo – tanto na saúde da população quanto na destruição dos ecossistemas locais – bem como alertar sobre as consequências dos crimes ambientais.

No Distrito de Jaibaras, já foram atendidas várias ocorrências desse tipo, algumas delas de grande proporções. Em uma delas, as chamas invadiram uma sucata às margens da BR 222, sendo necessários 15 mil litros de água para conter o incêndio. Houve ainda outros incêndios de grandes proporções em fazendas dessa localidade.

Representando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, estiveram o MAJ Mardens e o SD Fernando, além dos representantes AMA, Margareth Muniz Silva, Fran-klin Viana e Alan Paiva.