1ªCia/3ºBBM realiza instrução com 02 kits para combate a incêndios florestais

11 de setembro de 2020 - 15:01

Na manhã desta sexta-feira(11) foi realizado uma instrução, com o efetivo da 1ªCia/3ºBBM, com sede em Sobral, com 02 (dois) kits de combate a incêndio florestal, com o intuito de informar e preparar os Bombeiros Militares para a utilização deste equipamento, adquirido pelo Comando Geral da Corporação junto ao Governo do Estado do Ceará. Cada kit será instalado em viatura tipo caminhonete.Na AIS 14.

Segundo o Tenente-Coronel Moraes, “o efetivo da 1ª Cia/3º BBM atendeu no mês de agosto a 252 ocorrências de incêndio em vegetação. No mês de setembro, até esta data já foram 65 incêndio deste tipo”, declarou o Comandante da 1ªCia/3ºBBM..

O Quartel conta com 03 (três) viaturas de combate a incêndios (ABT 30, ABT 45 e AT 18) e além da guarnição de serviço diariamente, conta com o apoio de uma equipe extra, para que possam ser atendidas a maior quantidade de ocorrências possíveis.

De acordo com o Major Mardens, Comandante Adjunto da 1ª Cia/3º BBM, a aquisição dos kits de combate a incêndios florestais possibilitará a chegada da viatura próximo a focos de incêndio em locais onde não seria possível a chegada das viaturas de combate a incêndio (ABT), melhorando a efetividade e agilidade nas operações de combate a esse tipo de incêndios.

Aúdio do Comandante Holanda (Coronel Comandante-Geral do CBMCE)

Esses equipamentos já estão destinados, principalmente, às unidades do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), onde dispomos de 13 (treze) quartéis. Isto possibilitará debelar os incêndios de uma maneira mais célere, contribuindo na preservação da nossa fauna e flora.

O conjunto de combate a incêndio tem capacidade para 400 litros de água, um motor Honda GX 160, 4 tempos, uma bomba Imovilli M35, pressão de 40 Bar(580 psi), uma mangueira de meia polegada com 30m de comprimento, além de uma pistola de descarga em aço inoxidável para jato pleno e spray.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!