2ªCia/4ºBBM atua em incêndios em vegetação em Limoeiro do Norte e Quixeré

25 de agosto de 2020 - 08:55 # # # # #

A 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (2ªCia/4ºBBM – Quartel de Limoeiro do Norte) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) durante o serviço de 24 horas do dia 24 para 24 de agosto de 2020, de segunda para terça-feira, atuou em diversas ocorrências de incêndios em vegetação, em Limoeiro do Norte e em Quixeré, na Área Integrada de Segurança 18  (AIS 18).

Em Limoeiro do Norte os incêndios em vegetação foram debelados nos bairros Santa Luzia e Bairro Boa fé e na localidade de Lagoa da Casca. Já em Quixeré, a ocorrência foi na Fazenda Nova Olinda, onde os Bombeiros Militares já atuam a dois dias. Nos combates foi utilizado cerca de 10 mil litros de água  além de abafador e soprovarredor e bomba costal.

Entre uma ocorrência e outra, a guarnição de serviço composta pelo Subtenente Marceliano, Cabo Freitas, Soldado Viana, Soldado Maia, Soldado Augusto e Soldado Helton, recebeu um pedido de socorro para a retirada de um anel preso em um dedo, que foi atendido e solucionado por meio da utilização de uma mini retífica na própria unidade, enquanto a viatura era abastecida com água para retornar ao combate a incêndio.

Operação Floresta Branca

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) inovou e lançou uma Campanha Preventiva intitulada OPERAÇÃO FLORESTA BRANCA com a finalidade de informar e prevenir os Incêndios florestais. O nome se dá porque Caatinga, em tupi-guarani, significa Floresta Branca. O segundo semestre se caracteriza pela ausência de chuva, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e aumento na velocidade dos ventos, fatores que contribuem com a propagação dos incêndios. O segundo semestre apresenta cerca de 93% do total de focos de calor do Estado do Ceará.

Então devemos voltar a atenção para os cuidados com esse bioma, que é o único 100% brasileiro. Eu termino com uma reflexão interessante: ‘um pequeno fogo, que se apaga com facilidade, quando tolerado, nem por rios se deixa extinguir’ Shakespeare.