1ªCia/4ºBBM debela incêndio em vegetação próximo a posto de gasolina, em Orós

30 de julho de 2020 - 09:35 # # # #

Conforme o Tenente-Coronel Nijair Araújo, “Inicialmente havia muito fogo, muitos focos, vento muito forte, mas agora [por volta das 22h] a situação está praticamente sob controle. Depois que for debelado, faremos uma vistoria final e um rescaldo, para fazer uma avaliação”, declarou o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares.

A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo Subtenente Lamonier, Subtenente Cleto, Cabo Paul e Soldado S. Lima.

Governo do Ceará decreta estado de emergência ambiental para combater incêndios no estado

O governador Camilo Santana decretou estado de emergência ambiental no Ceará devido ao maior risco de incêndios florestais e queimadas, no período compreendido entre julho de 2020 a janeiro de 2021. É a primeira vez que acontece a decretação de estado de emergência ambiental voltada para a questão de incêndios florestais partindo do âmbito estadual, já que historicamente tinham origem federal.

A delimitação do período foi estabelecida pelo Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA), coordenado pela SEMA.

O PREVINA é composto de uma Secretaria Executiva exercida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE e de uma Sala de Situação, lotada na FUNCEME.

A Sala de Situação abastece o Comitê com informações acerca de monitoramento de focos de calor ao longo do território cearense, via satélite meteorológico e das condições meteorológicas da superfície.

Assim, podem identificar possíveis queimadas ou incêndios florestais, bem como informar sobre a propagação do fogo na vegetação.

Fala do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Declarou o Coronel, Luís Eduardo Soares de Holanda

Vidas alheias e riquezas salvar!