Mergulhadores de Resgate e CIOPAER realizam treinamento no Moura Brasil

23 de julho de 2020 - 11:34 # # # # # #

Na tarde desta terça-feira, 21 de julho de 2020, a 1ª Companhia de Mergulho de Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCMR/BBS – Quartel do Moura Brasil) com uma equipe de quatro mergulhadores de resgate, composta pelo Subtenente Daniel, Cabo Moura, Soldado Cavalcante e Soldado Juscelino, realizou a prevenção aquática para instrução da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER).

tripulante da Ciopaer salta da aeronave para o mar (técnica Hello Casting)

O treinamento foi realizado no mar nas proximidades da 1ª Companhia de Mergulho de Resgate. Os bombeiros militares e a Ciopaer trabalham de modo integrado e apoiam e auxiliam mutuamente os treinamentos, um do outro, quando necessário, visto que atuam conjuntamente em cenário real, sendo fundamental o alinhamento tático e técnico das manobras e procedimentos, em prol da segurança e eficiência das operações conjuntas.

tripulante da Ciopaer e mergulhador de resgate sendo içados do mar (técnica McGuire)

No treinamento foi trabalhado duas técnicas,  Hello Casting, onde o tripulante salta da aeronave para o mar e a McGuire, quando o tripulante e/ou vítima são içados para a aeronave, usando o equipamento McGuire. Essa técnica foi muito utilizada na guerra do vietnã (técnica de exfiltração).

Vidas alheias e riquezas salvar!