A 3ªCia/3ºBBM debelou incêndio em vegetação no distrito de cachoeira de fora, em Arneiroz

10 de julho de 2020 - 09:11 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3ªCia/ 3ºBBM – Quartel de Tauá) foi acionado, na tarde desta quinta-feira, 9 de julho, pelo telefone 193 por volta das 12h34, para debelar um incêndio em vegetação no distrito de Cachoeira de fora, na cidade de Arneiroz, distante a 40 Km de Tauá. Na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22).

A equipe chegou rapidamente ao local indicado. O combate ao fogo em vegetação ocorreu com a utilização de bombas costais, abafadores e mangotinho da viatura Auto Bomba Tanque 49. A guarnição comandada pelo Sargento da Silva e composta pelos Soldados Alan, Wesley, Barbosa e Lígia contou com o apoio de populares para extinção do fogo e utilizou cerca de 500 litros de água para debelar este incêndio em vegetação.

O incêndio atingiu aproximadamente 6 Hectares e a sua causa, possivelmente foi acidental e saiu do controle. Não houve nenhuma vítima, mas haviam riscos uma vez que existiam residências próximas e um posto de combustível.

Segundo o chefe da operação Sargento da Silva, não se deve atear fogo em nenhum terreno tendo em vista que as elevadas temperaturas, a baixa umidade e a ação dos ventos facilita o descontrole das chamas podendo gerar possíveis incêndios, assim, colocando em risco vida de pessoas, do patrimônio, além de ser crime ambiental previsto no artigo 54, lei 9.605/1998.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) considerando que o Estado do Ceará localiza-se no semiárido, com baixas precipitações (chuvas), principalmente no período do 2º semestre, tornando mais propícias as queimadas na vegetação.

Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural, ressalta o tenente coronel Marcos Gomes, comandante da 3ªCia/3ºBBM – Quartel de Tauá.

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado.

Dicas de prevenção

Sobre o tema sugerimos algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

Nunca jogar resto de cigarro ainda aceso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

Para as pessoas que viajam bastante evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça possam iniciar um incêndio florestal;

Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (Limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

Alerta

No Estado do Ceará, a grande maioria dos incêndios em vegetação é por ação humana, onde destes, 69,1% dos incêndios florestais são causados por incendiários, ou seja, intenção de queimar, conforme BATISTA, A.C. e NUNES, J.R.S. (Eds.). Incêndios florestais no Brasil: estado da arte. Curitiba, 2009. Lembrando que incêndio florestal é um crime ambiental tipificado no Código Florestal.