1ªCia/1ºBBM realiza treinamento com a nova viatura Auto Hidro-Químico

14 de junho de 2020 - 10:12 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/1ºBBM) realizou, na manhã desta sexta-feira (14), um treinamento técnico e prático com a nova viatura tipo Auto Hidro-Químico (AHQ). O treinamento ocorreu no pátio interno do Quartel Central (QC), no Bairro Jacarecanga – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza.

Para o primeiro-tenente Guilherme Veras, “o objetivo dessa instrução foi capacitar todos os condutores operacionais de veículos de emergência (COVE) da (1ª Cia/1ºBBM),  pois eles serão os condutores responsáveis pela operação dessa viatura a partir da semana que vem. Eles realizaram na prática todos os procedimentos de acionamento e uso dos recursos operacionais disponíveis nessa viatura que tem a versatilidade de possuir três agentes extintores: água, espuma e pó químico. Além de manipularem os equipamentos acessórios dela como esguicho canhão, torre de iluminação via controle remoto e corpo de bomba”. Destacou o oficial responsável pela instrução.

A bomba de incêndio escolhida para esse projeto é de 1000 GPM com controle de aceleração (desempenho conforme NBR 14096 e NFPA) e o tanque de água tem capacidade para quatro mil litros. O caminhão conta ainda com tanque de Líquido Gerador de Espuma (LGE) com 500 litros e um sistema dosador de Líquido Gerador de Espuma (LGE), que permite dosagens de 0%,3% e 6% e sistema de Pó Químico Seco (PQS) com 100 quilos. Além disso, a viatura de canhão monitor de controle a distância e torre de iluminação telescópica em LED com comando sem fio (importada).