CMCB em parceria com a Seduc iniciou Atendimento Educacional Especializado

30 de maio de 2020 - 14:14 # # # # # #

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) iniciou, em 2020, o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com um quadro de 15 professoras cedidas pela Seduc, o CMCB passou a atender 259 crianças com deficiência intelectual, sendo na sua maioria autistas. Os atendimentos se dão no contraturno da escola regular.

Professoras do CMCB – AEE

A Educação Especial é a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” (Redação dada pela Lei nº 12.796/2013, art.58, que alterou a LDB). Como modalidade de ensino é transversal a todas as etapas e a outras modalidades, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Inscrita na perspectiva da política de educação inclusiva, essa modalidade preceitua a valorização da diferença como elemento central para o enriquecimento do processo educativo, considerando os alunos conforme suas particularidades e potencialidades, ajudando-os a superar as possíveis barreiras para o seu aprendizado.

Por conta da pandemia do coronavírus (Covid19) e os decretos de isolamento social, para evitar aglomeração de pessoas e mitigar o risco de contágio, os atendimentos estão acontecendo por meio de atividades realizadas pelos estudantes em casa.

Nesta perspectiva, os professores estão utilizando estratégias de ensino e acompanhamento da aprendizagem de forma remota. Estas atividades são encaminhadas aos pais via online.