Bombeiros Militares capacitam moradores da Prainha em treinamento de emergências aquáticas

22 de fevereiro de 2020 - 16:00 # # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), seguindo diretrizes do Comandante-Geral Adjunto, o Coronel CLEYTON, realizou no período de 17 a 20 de fevereiro, para barraqueiros e comunidade da Prainha um treinamento de emergências aquáticas. O treinamento se realizou em quatro dias com carga horária de 16 horas / aula, sendo coordenado pelo tenente-coronel BARRETO e contou com o apoio dos Bombeiros Militares, major CHAILON, subtenente AMARO,  e cabo JAIRO. Na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

Objetivos deste treinamento:

Reduzir o número de incidentes aquáticos na Prainha;

Oportunizar aos barraqueiros e moradores um treinamento técnico em emergências aquáticas;

Criar uma cultura de prevenção na comunidade.

A nossa preocupação é reduzir o número de afogamentos, onde o treinamento é uma das mais poderosas formas de contribuir. O conteúdo esta dividido em teórico e prático, onde os barraqueiros e comunidade, por estarem na praia todos os dias, podem e devem contribuir, por meio da prevenção, do salvamento e aplicação dos primeiros socorros, visando a manutenção do suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação. Desta forma podemos passar este aprendizado a outros, multiplicando o conhecimento, o que poderá salvar uma vida.

Preocupada com esta situação, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) vem difundindo o “treinamento de emergências aquáticas”, uma forma rápida de educação na arte de prevenir e salvar. Curso completamente gratuito, sem fins lucrativos.

“19 moradores e barraqueiros da comunidade da Prainha concluíram o treinamento de emergências aquáticas e neste carnaval já passam a atuar junto com os Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, em prol da segurança aquática dos banhístas”. Informou o tenente-coronel BARRETO, coordenador do treinamento e comandante do CTDH.