Equipe do Corpo de Bombeiros se destaca na 1ª etapa do Campeonato Cearense de Orientação

17 de fevereiro de 2020 - 15:58 # # # #

Com bússola e mapa na mão, o objetivo é passar por todos os pontos obrigatórios no menor tempo possível. Atividade muito comum nas forças armadas em todo o mundo, a corrida de orientação exige não só preparo físico para que o atleta transponha os mais variados tipos de terrenos mas também requer raciocínio, concentração, senso de direção e um pouco de intuição para não se perder.

No Ceará, há sete clubes filiados à Confederação Brasileira de Orientação. Um deles é o Trilha Norte, cujos atletas são bombeiros militares, alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e seus familiares.

As corridas ocorrem, geralmente, aos domingos e reúnem entre 200 a 500 participantes. É um esporte para toda a família, podendo participar desde crianças que já saibam ler e tenham condições de interpretar um mapa até pessoas de idade mais avançada. Há diferentes categorias (masculina e feminina) que se classificam tendo como base a faixa etária e o nível de experiência (novato, bravo, alfa e elite).

Ontem (16) na primeira etapa do Campeonato Cearense, 23 atletas do Trilha Norte participaram e conquistaram resultados expressivos, sendo 6 primeiras colocações nas diversas categorias. “É como uma caça ao tesouro! Concluir todo o percurso já é uma grande conquista, independente do resultado.” Afirma o vice-presidente do Trilha Norte, 1º Tenente Airton.

Para mais informações sobre o esporte, segue o link da Federação Cearense de Orientação (FECORI): https://www.fecori.org.br.