Comando de Engenharia intensificará vistorias em locais de shows por conta do carnaval

14 de fevereiro de 2020 - 09:03 # # # #

O Carnaval se aproxima e nesse período vários eventos temporários como micaretas, trios elétricos, palcos com apresentação de bandas e festas nos clube sociais das cidades acontecem simultaneamente em todo o Estado. Esses eventos atraem um grande número de pessoas e, para que toda essa animação ocorra de maneira segura possível, o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizará vistorias em todos esses locais com a atenção especial às estruturas metálicas montadas nas diversas praias onde acontecem os shows. Para evitar acidentes os palcos, pórticos, guarda corpo, placas de pisos, instalações elétricas, aterramentos dos equipamentos, extintores, rotas de fuga são verificados durante as inspeções das equipes técnicas de fiscalização.

Além das inspeções alguns documentos são imprescindíveis para que o evento esteja seguro. É o caso da anotação de responsabilidade técnica –ART de montagem do palco e a ART das instalações elétricas. O primeiro é o documento que determina o profissional responsável pela estabilidade da estrutura metálica que foi montada para a festa, já ART das instalações elétricas garante que os equipamentos, aterramento, som e luz do evento estejam dentro das normas de segurança das instalações elétricas do local.

Portanto, nesse carnaval, além da alegria e da diversão observe essas orientações de segurança e informe o CBMCE sobre qualquer evento onde haja concentração de pessoas. Além disso, exija dos responsáveis que solicite a inspeção do CEPI/CBMCE para reduzirmos a possibilidade de acidentes deixando as festas muito mais seguras.