Bombeiros Militares recebem treinamento para operar viatura Auto Hidro-Químico

24 de janeiro de 2020 - 12:03 # # # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na manhã desta sexta-feira, 24 de janeiro, recebeu treinamento da Mitren sobre a operação de uma viatura tipo Auto Hidro-Químico (AHQ), onde condutores de veículos de emergẽncia (COVE) e profissionais da Coordenadoria de Manutenção, Logística e Patrimônio (COMALP) puderam conhecer o pleno funcionamento dessa viatura.O Treinamento ocorreu no Quartel Central, no Bairro Jacarecanga. Na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

O AHQ foi projetado para multi missão em combate a incêndio urbano, industrial e químico. o veículo foi montado sobre chassi Volkswagem 17280 e teve sua cabine duplicada com encostos para máscaras autônomas. A carroceria do AHQ foi totalmente fabricada em perfis de alumínio e tem chapeamento, também, em alumínio. A bomba de incêndio escolhida para esse projeto é de 1000 GPM (desempenho conforme NBR 14096 e NFPA) e o tanque de água tem capacidade para 4.000 litros. O caminhão ainda conta com tanque de Liquido Gerador de Espuma com 500 litrosque que permite dosagens de 0,3% a 6% e sistema de Pó Químico Seco (PQS) com 100 Kg, além de canhão monitor de controle a distância e torre de iluminação em LED.

O treinamento foi ministrado pelo Engenheiro Jader Galvão da empresa fabricante do veículo que foi adquirido com recursos do tesouro do Estado por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Para o Tenente-Coronel Valdênio Goiana Melo, Coordenador da COMALP, “esta viatura além de aǵua, dispõe de pó químico seco e líquido gerador de espuma, podendo atender as classes A, B e C de incêndios”, ressaltou o oficial.