1ªCia/2ºBBM debela incêndio em micro-ônibus na Pajuçara, em Maracanaú

5 de janeiro de 2020 - 10:23

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por volta das 12h43, deste sábado, 04 de janeiro, para debelar um incêndio num micro-ônibus na avenida Dr. Mendel Steinbruch, sentido Parangaba. no Bairro Boa Esperança, distrito de Pajuçara, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS-12).

A guarnição de serviço composta pelo Tenente Emanuel, comandante do socorro, Subtenente Glayson, adjunto, Sargento Roberto, condutor do veículo de emergência (COVE), Soldado Matheus, chefe de linha e Soldado Danrley, auxiliar de linha, prontamente se deslocou para a ocorrencia, chegando em 7 minutos. No reconhecimento constatou que dois fugitivos da Polícia Militar apresentavam sinais de óbito, um estava incendiado e o outro com possível trauma crânio encefálico (TCE), a ser confirmado pela Perícia Forense do Ceará (PEFOCE), bem como, que o incêndio já havia sido debelado por funcionários das concessionárias próximas a ocorrência.

A dinâmica do incidente se deu quando dois fugitivos da PMCE numa motocicleta Titan Cor Preto cruzou o meio fio e colidiu de frente com um micro-ônibus, que faz a linha Capistrano-Fortaleza, que veio a incendiar. Coube a Guarnição realizar o rescaldo por meio da utilização de bombas costais, além de desligar o cabo da bateria para evitar reignição. Além dos óbitos não houve outras vítimas.

“Incêndio é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação ou estrutura, podendo ser provocado pelo homem ou por causa natural”, enquanto que: “rescaldo é o conjunto de operações necessárias para completar a extinção do fogo, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”. Ressaltou o Tenente-Coronel Luiz Cláudio Araújo Coelho, comandante da 1ªCia/2ºBBM.

Além da Guarnição de Bombeiros Militares de Maracanaú compareceram a ocorrencia a PMCE, por meio da Força Tática, Cabo Leonardo, Oficial Supervisor Tenente Coelho, e os Moto Socorristas Melo e Ednardo e o SAMU-Ceará, na USI 26, Socorristas Joverlandia e Dênis.