Comando de Engenharia propõe dicas de segurança na utilização de fogos de artifício

30 de dezembro de 2019 - 08:03

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) propõe dicas de segurança na utlização de fogos de artifício. Chegando o final do ano, período que as pessoas se encantam com as luzes e formas dos artefatos pirotécnicos que enfeitam os céus por meio das queimas de fogos de artifício que acontecem em todo o país nessa época do ano.

Nesse período festivo também aumentam os casos de acidentes envolvendo a utilização desse tipo de material, onde observamos diversos fatores que contribuem para incremento dessa triste estatística. Acidentes como queimaduras, incêndios e pânico provocados pelos estampidos, são comuns nessa época do ano entre as pessoas que utilizam fogos de artifício e diante dos problemas citados o Corpo de Bombeiros vem esclarecendo as pessoas sobre o uso dos diversos tipos, modelos de fogos, bem como algumas dicas de segurança:

Dicas de Segurança:

1 – Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados pelo Corpo de Bombeiros, pois estão liberados para comercialização dos respectivos produtos;

2 – Leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos no momento da compra e durante sua utilização;

3 – Mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças;

4 – Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e de outros;

5 – Ingestão de bebida alcoólica e fogos não combinam;

6 – Para a queima de rojões utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura;

7 – Cuidado com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente; se isso ocorrer considere o artefato ativo;

8 – Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança;

9 – Não coloque o artefato em bolsos;

10 – Evite soltar fogos próximo a rede de energia elétrica, próximo a hospitais e locais de concentração de público.

Alerta!

Os fogos montados em grupos conhecidos como baterias com disparos repetidos e simultâneos caracterizam shows pirotécnicos e só devem ser realizados por profissionais habilitados, “Blasters”, pois são técnicos na área e com formação para atuar com esses materiais. As casas de fogos credenciadas pelo CBMCE tem técnicos habilitados para realizar e orientar o uso desse material específico.

Outro fator importante a destacar é quanto a origem dos fogos. Materiais de origem duvidosas, vendidos em semáforos constituem um risco, por não haver controle desde a fabricação, transporte e guarda desses artefatos, podendo causar acidentes o uso de peças que se encontrem nessas condições.

Competências do CEPI

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) disponibiliza a população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. Com isso, a corporação ingressa no seleto grupo dos corpos de bombeiros do país que eliminaram a necessidade de papeis nesse tipo de procedimento.

Viaturas do Comando de Engenharia

“Isso proporciona uma série de vantagens, que vão desde o ganho de tempo e comodidade, proporcionando maior agilidade no fluxo dos processos e segurança na informação, até a contribuição para o meio ambiente, com a supressão dos meios físicos que outrora acabavam sendo jogadas no lixo eventualmente”, avalia o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral do CBMCE.

A novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente falando. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

Um canal de comunicação via Whatsapp foi aberto recentemente pelo CEPI para oferecer esclarecimentos sobre o processo. Por meio do número (85) 3101.2394, que funciona em horário comercial, qualquer interessado em solicitar os serviços de análise de projetos e de vistoria de edificações do Corpo de Bombeiros pode obter informações.

O CEPI

O CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso.

Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.

Em 2018, foram 36 mil processos atendidos no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio do CBMCE, entre vistorias e análises de projetos. O número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2013, e a expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.

Em 2019, entre vistorias e análises de projetos, foram 72,570 mil processos atendidos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 32 milhões de metros quadrados, . O número é o dobro do que foi registrado em 2018.

Equipe de vistoriantes do Comando de Engenharia

Vidas Alheias e Riquezas Salvar!