1ªCia/BBS libera rua interditada por queda de árvore no Bairro Bom Jardim

25 de dezembro de 2019 - 11:11

Guarnição de Busca e Salvamento 5

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para uma ocorrência de desobstrução de via pública por ocasião da queda de uma árvore de porte médio na Rua Maria Júlia, no Bairro Bom Jardim. Na Área Integrada de Segurança 2 (AIS-2).De pronto a Guarnição de Busca e Salvamento 5, na viatura AS-43 composta pelo Subtenente Mello, Subtenente Emanuel, Cabo Moura e Cabo Celso se deslocaram para o local.  Os bombeiros militares após cerca de 30 minutos de operação com o uso de um facão e uma motosserra desobstruiram totalmente a via.Após a ação foi possível verificar que a árvore não caiu em sentido a Rua, não causando danos materiais. O incidente não deixou feridos.Árvores caídas em via pública ou sobre a rede de fiação elétrica, veículos, residências ou edificações comerciais podem causar muitos transtornos, isso quando fica somente no prejuizo material.

Com foco na segurança do cidadão, o Corpo de Bombeiros Militar realiza o corte de árvores apenas quando apresentam risco de queda, pois elas atingem as vias públicas, param o trânsito e colocam vidas em risco nas situações mais extremas.

Como prevenir?

As árvores são fundamentais para redução da poluição e dos ventos, mantêm a umidade do ar e as chuvas regulares e, entre outras coisas, proporcionam sombra nas cidades. Contudo, é preciso atenção, principalmente, nessa época do ano, quando elas ficam mais vulneráveis.

Mas precisamos estar atentos para os cuidados de manutenção das árvores que são básicos, por água, acompanhar o seu crescimento e procurar ordená-lo de modo a não permitir que esta árvore cresça desordenadamente, podendo gerar problemas futuros. Para tanto, a poda é fundamental e precisa ser feita por profissionais habilitados e conhecedores de seu mister, de modo que este serviço não ocasione um mal maior.

Para tanto, apesar do serviço de poda e corte ser responsabilidade dos municípios, o Corpo de Bombeiros também realiza vistorias quando há suspeita de que a árvore esteja em risco de queda (Somente neste caso). Basta ligar 193.

Em caso programado, como proceder?

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente realiza o serviço de poda ou corte, observando o seguinte protocolo a seguir.

Descrição

O serviço de Poda e Corte de Árvores é disponibilizado através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza-URBFOR. A Poda é realizada para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o Corte, ocorre somente quando há risco de acidentes ou alguma edificação a ser construída no local. Para evitar prejuízos ao meio ambiente, a cada árvore cortada, é realizado o plantio de, no mínimo, duas.

Requisitos necessários:

O cidadão tem três opções para solicitar o serviço de Poda

1 –  Diretamente na Secretaria Regional do seu bairro.

2 – Através do 156

3 – Fala Fortaleza / OGM –  0800 285 0880

Já o serviço de Corte somente pode ser solicitado na Secretaria Regional porque depende de avaliação realizada por engenheiro agrônomo e emissão de laudo técnico.

Etapas do serviço:

Abertura do processo

Emissão de protocolo

Acompanhamento (85) 3131 7660 ou através do  aplicativo 156

Execução

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira de 08 às 17 Horas

A Área responsável é a Diretoria de Conservação e Monitoramento – DICOM, por meio da Gerência de Manutenção de Praças, Canteiros e Passeios – GEMAP, localizada na Rua Marechal Deodoro, , 1501,BENFICA 60020-061.