1ªCia/2ºBBM debela incêndio em vegetação no Distrito Industrial de Maracanaú

1 de dezembro de 2019 - 12:07

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da guarnição de combate a incêndio da 1ª CIA/2º BBM – Quartel de Maracanaú, foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS)  por volta das 10h10 da manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação no Distrito Industrial, nas proximidades das empresas Vonroll e Karsten e da subestação da Enel que demandou uma preocupação ainda maior por parte da guarnição.

Devido a estratégia adotada pela guarnição, o incêndio ficou concentrado numa área entre as três empresas, favorecendo o desenvolvimento das atividades de extinção. “Tivemos um pouco de dificuldade devido ao acesso, ao atuamos nas áreas das três empresas. Somando-se a esta dificuldade, a vegetação era muito vasta, alta  e seca”, conforme adiantou o Tenente QOABM Rocha, Comandante do Socorro.

Para o Tenente-Coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, Comandante da 1ª CIA/2 º BBM, “as temperaturas altas, o vento forte, a baixa umidade e a concentração de vegetação seca em nossa área de atuação operacional favorecem a propagação dos incêndios florestais e dificultam o trabalho de extinção das guarnições de serviço”.

Ademais, a guarnição teve o apoio da brigada de incêndio da empresa Vonroll, que atuou dentro  da própria fábrica. A área que queimou foi de aproximadamente 15 hectares. Foram utilizados 12 mil litros de água, abafadores, bombas costais e enxadecos para a completa extinção do incêndio, que ocorreu somente as 15:00 horas.