CBMCE capacita profissionais da Policia Federal como Guardiões da Vida em Salvador-Bahia

29 de novembro de 2019 - 08:53

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará durante o dia 26 de novembro, na cidade de Salvador – Bahia, por meio do Major QOBM Edir Paixão, ministrou instrução para 40 (quarenta) profissionais da área de saúde do Departamento de Polícia Federal (DPF) para formação de  guardiões da vida.

A referida função é de acolhimento em sofrimento mental e de redução de psicofobia, bem como tem por objetivo identificar sinais de alerta e comportamento suicida em profissionais de segurança. Ainda os guardiões da vida realizam encaminhamento a serviços de saúde, evitando e/ou mitigando casos de tentativas de suicídio. As instruções ocorreram  no II Encontro Nacional de Gestão da Polícia Federal.

Na ocasião, ao final do treinamento, o Major Edir Paixão entregou  ao Delegado Delano da Polícia Federal uma proposta de plano de Posvenção em suicídio, elaborada pelo Cel CG Holanda, Major Edir Paixão, Delegada PCCE Évna América, Ten EB (Psiquiatra) Carla Brandão, Cap Marcos Aurélio,  CAP Roberto Hugo  e CAP Alan Lúcio.

A referida proposta será trabalhada em parceria com a PF e, ao ser finalizada, poderá ser futuramente utilizada tanto em âmbito nacional da Policia Federal como no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Outrossim, estão sendo planejados mais treinamentos conjuntos entre CBMCE e PF para capacitações em prevenção, intervenção e posvenção ao Suicídio.

Em caso de crise emocionais, ligue gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida 188. Em situações de urgência e emergência ligue 190, 192 ou 193.