AESP realiza Curso do Sistema de Comando de Incidentes para o CBMCE

27 de novembro de 2019 - 20:46

A Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) realiza o Curso do Sistema de Comando de Incidentes para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) no período de 25 a 29 de novembro.

Para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, o Coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, “o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) é uma ferramenta gerencial capaz de organizar a operação de resposta a quaisquer tipos de eventos, dos simples aos mais complexos, de origem humana, natural ou tecnológica, permitindo o acompanhamentos das ações de operacionais, o alcance dos objetivos e a utilização dos recursos durante todas as etapas de uma ocorrência”. Ressaltou o Comandante.

Esta iniciativa de promover um Curso de Sistema de Comando de Incidentes para que os agentes de Segurança Pública e Defesa Civil possam ampliar suas competências e habilidades de gerenciar situações críticas e emergências, evitando as consequências destrutivas dos desastres fortalece o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado e dos Municípios.

A formação continuada dos agentes de segurança pública ocorre nas dependências da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, do SAMU Ceará, das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de Maranguape, de Maracanaú e de Fortaleza participam do curso que em seu nível básico contará com carga horária de 36 horas/aula.

“O SCI permite a integração operacional das forças de segurança pública, promovendo uma resposta qualificada do Estado em emergências e situações críticas com eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, padronização e rapidez”, comentou o Tenente-Coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, Coordenador do Curso.

O Curso conta como instrutores a Tenente-Coronel Diana, o Tenente-Coronel Luiz Claudio, o Tenente-Coronel Albert e como Monitor o Major Eduardo Gonçalves. Além de uma Palestra do Comandante-Geral sobre a importância do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) na ocorrencia do Edifício Andréa.

Como conteúdo prático, na quinta-feira, 28 de novembro, os alunos do curso participarão de um simulado de emergência no Aeroporto Internacional Pinto Martins na condição de observadores como parte do estudo do curso, na perspectiva de observar, analisar e construir uma proposta de SCI para o respectivo sinistro.