Comando dos Bombeiros realiza reunião de debriefing da Operação no Edifício Andréa

6 de novembro de 2019 - 15:53

O Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Luís Eduardo Soares de Holanda, realizou nesta quarta-feira, 06 de novembro de 2019, uma reunião no Salão Nobre do Gabinete do Comando de Debriefing com a participação de todos os Oficiais da Capital e Região Metropolitana que participaram da Operação de Busca, Resgate e Salvamento da estrutura colapsada do Edifício Andréa.

Ouça:

“o debriefing serve para que se possa potencializar as ações exitosas e reavaliar algo que se possa ser feito de maneira mais eficiente”. Ressaltou o O Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Luís Eduardo Soares de Holanda.

Debriefing

O debriefing, por sua vez, é uma ferramenta bastante utilizada para potencializar a aprendizagem por meio da experiência. Este conceito surgiu já na Segunda Guerra Mundial e é utilizado hoje de maneira generalizada para se referir às questões de resolução de problemas, gestão de processos, orientação de desempenho e várias outras situações.

Hoje em dia, muitas pessoas confundem a ação de debriefing com as conversas que são feitas de maneira informal para saber o que deu errado em um processo. No entanto, o debriefing está além dessas situações, e precisa ser feito com toda a formalidade necessária, apresentando uma análise em profundidade de todos os resultados de um processo. De modo geral, um debriefing é composto por perguntas como:

Qual era o resultado esperado?

Em quais aspectos os objetivos foram ultrapassados e quais falharam?

Por que isso aconteceu?

Qual o melhor passo a ser dado em seguida?

Essas são as perguntas que um debriefing precisa apresentar para que se possa avaliar uma situação, identificar onde ocorreu a falha e entender os motivos de esta falha ter acontecido. Assim, é possível encontrar alternativas para consertar os problemas e aprimorar os resultados.