Corpo de Bombeiros forma décima quarta turma de combate a incêndio urbano

4 de novembro de 2019 - 17:12

Quinze bombeiros militares concluíram a décima quarta turma do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU) promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) no período de 14 de outubro a 01 de novembro de 2019. Com a conclusão desta última turma, chegamos a 291 o número de bombeiros capacitados nos cursos básico em combate a incêndio urbano (CBCIU). Durante a solenidade de conclusão, realizada nesta sexta-feira (01), no pátio do Quartel Central (QC), todos receberam o distintivo com as inscrições “Incêndio Urbano”, a ser utilizado na manga da farda. A solenidade de conclusão do CBCIU foi presidida pelo Comandante-Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Coronel Cleyton Bastos.

“Essa foi a sexta e última turma de 2019 do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU). 15 concludentes, totalizando 134 Bombeiros Militares que foram capacitados. Somados aos 157 Bombeiros Militares (08 turmas) de 2018, totalizam-se 291 Bombeiros Militares capacitados na doutrina de Combate a Incêndio ofensivo  nos dois últimos anos. Receberam o treinamento todas as unidades de Combate a Incêndio da Capital e Região Metropolitana (1º e 2º BBM), bem como, o quartel de Juazeiro do Norte e Itapipoca. A meta para 2020 é capacitar as unidades  do interior do Estado do Ceará como forma de nivelar os conhecimentos e padronizar as ações da área”. Declarou a Capitão Juliany Freire, instrutora do CBCIU.

Para o comandante da 1ºBBM, o Tenente-Coronel Gledson, “o CBCIU também visa reforçar e atualizar as técnicas já aplicadas dentro da corporação, do combate defensivo, tendo como fontes as doutrinas americana e europeia, culminando com a difusão do sistema de comando de incidentes, que é uma ferramenta de gerenciamento de desastres, que pode ser usada tanto em pequenos eventos como em grandes, e que maximiza a eficiência da atuação de cada atuante no cenário operacional, direcionando o trabalho individual de cada um para um objetivo comum, como engrenagens de uma máquina que trabalha em conjunto para fazer todo o sistema funcionar bem”.

Sobre o CBCIU

O Curso Básico em Combate a Incêndio Urbano (CBCIU) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) tem como objetivo maior atualizar a sua tropa nas técnicas de combate a incêndio urbano. Para tanto, enviou oficiais e praças para outros estados da federação para que aprendessem e trouxessem estes conhecimentos e praticas e conteúdos para ampla divulgação e disseminação e se multiplicasse no seio de nossa tropa. Explica a capitão Filipi, instrutor do CBCIU.

Com a fusão e somatória desses conhecimentos, seguimos na construção de um arcabouço tecnológico para a criação deste exitoso e consolidado curso do CBMCE. Ressalta o primeiro-tenente Guilherme.

De modo a aliar essas técnicas com a nova doutrina do uso racional da água, de forma 100% eficiente, com desperdício mínimo, o curso agrega valor à sociedade, trazendo um grande benefício para o Estado do Ceará, que convive em um cenário de crise hídrica.