CMCB é finalista em concurso internacional de fotografia com temática astronômica

1 de novembro de 2019 - 17:15

Uma foto que registra a participação de alunos de Astronomia do 9º ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB)no Experimento Eratóstenes foi escolhida como uma das finalistas do Eratosthenes Experiment September 2019 PhotoContest. A imagem, de autoria do soldado Gilseppe Moura, da Assessoria de Comunicação do CBMCE, retrata os participantes do experimento em círculo ao redor do gnômon utilizado para medir o comprimento da sombra do Sol ao meio-dia solar verdadeiro no dia do último equinócio de primavera.

O Experimento Eratóstenes de setembro de 2019 mobilizou 235 escolas de 44 países no último dia 23 de setembro. A iniciativa do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Ellinogermaniki Agogi (EA), em colaboração com a Hellenic Mathematics Society, sob o apoio da União Astronômica Internacional (IAU), tem o objetivo de estimular jovens de todo o mundo a reproduzirem o clássico experimento do matemático grego Eratóstenes, por meio do qual se chegou à primeira estimativa real do comprimento da circunferência da Terra.

“Comparando o comprimento da sombra do Sol ao meio-dia na cidade onde morava e em outra, localizada na mesma longitude, mas a 800 km de distância, Eratóstenes usou geometria básica para deduzir o comprimento da circunferência da Terra com um erro de apenas 0,2%. Isso há mais de 200 anos antes de Cristo”, explica o primeiro-tenente João Romário Fernandes Filho, professor de astronomia do CMCB.

Ceará em destaque

Em março deste ano, uma foto produzida pela professora Leiliane Alves Lopes, do Clube de Astronomia de Fortaleza, também foi destaque no concurso fotográfico. Na ocasião, ela retratou alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio São João dos Arpoadores, de Fortaleza, realizando as medições na Vila do Mar, no Cristo Redentor. O registro obteve o segundo lugar naquela edição do concurso.