Bombeiros do Ceará ministram Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio em Mato Grosso

23 de outubro de 2019 - 14:32

Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ministram Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio (CATS) no Estado de Mato Grosso.

Esta iniciativa se deu por meio da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).A capacitação de 40 horas/ aula, se realizou entre os dias 14 e 20 de outubro nas cidade de Cuiabá e Sorriso e tem como objetivo formar guardiães da vida (gatekeepers) e interventores em tentativa de suicídio. Os instrutores foram o Major Edir Paixão, a 1º Tenente Isabel Marques e o Soldado Faustino Castro.

*Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) formou 60 profissionais de segurança pública nos dois cursos, entre eles policiais rodoviários federais, policiais civis, peritos da Polícia técnica, psicólogos de atuação na secretaria de segurança de Mato Grosso e policiais militares da batalhão de operações especiais BOPE.

Uma peculiaridade do CATS realizado em Cuiabá foi a parceria do grupo de teatro MT Queer (vinculado ao movimento LGBTQ) que voluntariamente a convite do Tenente CBMMT Cleberson (responsável pela coordenadoria biopsicossocial  e de assistência religiosa bombeiro militar) cedeu atores e atrizes para atuarem nos simulados práticos. Segundo o diretor do referido grupo artístico, Elton Martins, a imagem dos bombeiros e policiais, principalmente do BOPE da PMMT foi elevada para muitos artistas participantes, uma vez que o tratamento humanizado, o respeito e o trabalho preponderante durante o curso foram um ponto alto nos treinamentos. Somente com engajamento social, solidariedade e educação continua, conseguiremos reduzir os números de suicídios no Brasil e no mundo, ressaltou o coordenador das instruções, Major Edir Paixão.

Segundo o Major Edir Paixão, mestre em Saúde Pública pela UFC e Coordenador do CATS, “O Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio é uma poderosa ferramenta de valorização da vida, uma vez que é uma das ações que se harmonizam com algumas diretrizes da organização mundial de saúde (OMS) para a redução dos números de suicídios e trabalha focado na prevenção entre profissionais de segurança pública  – estratégia gatekeeper (guardiões da vida) e para população em geral. Além disso, quando capacita também para trabalho entre múltiplas instituições atende a uma necessidade real que se encontram nas ruas em situações limites de tentativas de suicídios: diversas instituições trabalhando juntas para salvar vidas.

Nosso agradecimento especial ao Prefeito Ari Lafin de Sorriso/MT que viabilizou toda a logística necessária para a realização desse curso em sua cidade, contribuindo com estratégia guardiões da vida no Estado do Mato Grosso.Obrigado!

O curso saiu do ciclo restrito do corpo de bombeiros do Ceará e já produziu capacitações, servindo a 11 (onze) estados do país, bem como capacitação de 02 (dois) bombeiros franceses, 02 (dois) bombeiros argentinos e um bombeiro português. Além de bombeiros de Rondônia, Amapá, Acre, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás, Paraíba, Pará, Alagoas, Pernambuco e Piauí.

Como o suicídio é uma questão de saúde pública mundial, nada mais adequado do que somar esforços numa parceria entre os diversos estados da união e países interessados nessa formação e troca de conhecimentos.

Para coroar mais um ano de êxito do curso, uma pesquisa sobre o CATS de autoria do Major Edir e outros oficiais do CBMCE foi aprovada no Congresso Mundial de prevenção de suicídios que aconteceu na Irlanda do Norte em setembro deste ano. Dessa forma, o estado do Ceará se notabiliza por trabalhar de forma operacional e científica para prestar os melhores serviços à sociedade.