Oficial do CBMCE ministra instrução de Combate à Incêndio para acadêmicos do IFCE

7 de outubro de 2019 - 18:11

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Major Joel, orientador da Célula de Fiscalização do Comando de Engenharia, na manhã desta Sexta-feira, 4 de outubro, ministrou instrução de Combate à Incêndio para uma turma de 20 alunos do 8º Semestre do Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia (IFCE). A atividade foi coordenada pelo Professor Doutor Edilson Pinto, docente da disciplina de instalações hidrossanitária.

O treinamento foi ministrado pelo major Joel nas dependências do quartel do José Walter (4ªCia/1ºBBM), na oportunidade os acadêmicos tiveram orientação sobre o comportamento do fogo em situação de incêndio. Houve práticas com extintores, mostrando as classes de incêndio e os agentes extintores utilizados em cada classe.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a casa de fumaça como forma de verificar e constatar a dificuldade de se respirar na ausência de oxigênio, o Major salientou ainda da importância de se manter a calma para não entrar em pânico, além disso mostrou a diferença de densidade entre a fumaça e o ar dentro da casa de fumaça mostrando lhes os locais nos quais poderiam conseguir o gás oxigênio para facilitar a respiração.

Outra atividade desenvolvida foi a de utilização de mangueiras para o Combate à Incêndio.

Depoimentos

“A minha experiência no Centro de Treinamento do CBMCE foi muito diferente de todas as visitas técnicas que já tive na universidade. No treinamento, aprendemos a combater princípios de incêndio, a importância de cada tipo de extintor e como manuseá-lo. A visita foi muito importante por capacitar e instruir os alunos em situações de princípio de incêndio, de forma a evitar pânico durante uma situação como essa. Além disso, a visita foi muito benéfica por ser algo totalmente “novo” no curso, pois, apesar de termos a disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho, nunca os alunos tiveram uma vivência prática de combate a incêndio. Espero que o treinamento se estenda para as próximas turmas, de forma a contribuir para uma prevenção eficiente de incêndio”. Ressaltou Alina do Curso de Engenharia Civil.

De acordo com o Engenheiro Civil (MsC) José Edilson Pinto, Professor do DCC/IFCE- Cursos de Engenharia Civil e Técnico em Educações. “A nossa visita técnica com os alunos do S8/EC/IFCE, foi tão importante que vai gerar uma mudança de estratégia curricular no curso. Na verdade, apesar de essa visita ter sido feita por iniciativa nossa, professor da disciplina de Instalações Hidro-sanitárias e do aluno e Major do glorioso CBM/CE Joel Nobre (até no nome), essa prática de combate a incêndios deveria ser (e doravante vai ser), obrigatória na disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho (HST), que até o momento vinha sendo muito bem ministrada, mas somente na parte teórica (Normas técnicas), mas estava carente da parte prática, que além de combate a incêndios, necessita também de práticas de uso de EPIs e  de primeiros socorros. Como pertenço ao Corpo Colegiado e também ao Núcleo de Desenvolvimento do Ensino (NDE), ambos do curso de EC/IFCE, vou colocar e em pauta para próxima reunião, a incorporação obrigatório dessa visita, com a concordância, naturalmente do CBM/CE na disciplina de HST. Já na minha disciplina, faremos visita à obra de edificações, para ver “in loco” as instalações prediais Hidro-sanitárias, com ênfase nas de combate a incêndios (extintores, hidrantes e exprinkles). Aproveito a oportunidade para agradecer a calorosa (em ambos os sentidos) receptividade de todos os que nós receberam na visita do dia 04 de outubro do corrente, e em especial do Major Joel Nobre (sobrenome apropriado), que muito nos honra em parte do corpo discente (por enquanto) do curso de EC/IFCE. Sinceramente, muito obrigado à todos!!!”.