CBMCE participa de atividades de prevenção de suicídios em Belo Horizonte

4 de outubro de 2019 - 17:02

Nesta quinta-feira, 03 de outubro de 2019, a convite do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel Edgard Estevo da Silva, o Major Edir Paixão esteve em Belo Horizonte representando o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), para ministrar uma palestra sobre prevenção de suicídios para 320 agentes de segurança pública.

Na oportunidade, conduziu a oficina de gerenciamento de crises suicidas e realizou uma formação sobre os Guardiões da Vida com cerca de 40 policiais e bombeiros militares. Na ocasião, houve intercâmbio de experiências exitosas sobre como proceder a execução do Curso de Atendimento a Tentativas  de Suicídio do Ceará (CATS) e  sobre a realização da cooperação  de saúde da PMMG e do CBMMG que foi explicado pela Coronel Psicóloga Andréia.

Por fim, o Capitão Eduardo, Doutor em Saúde Pública, debateu com o oficial cearense acerca de pesquisa idêntica sobre a saúde de bombeiros militares mineiros que está em fase de conclusão e poderá ser comparada com resultados da pesquisa realizada pela mestranda em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC) Thalyta Gleyane Silva de Carvalho sobre a saúde dos bombeiros cearenses. As duas pesquisas em solo mineiro e alencarino tem metodologias análogas e poderão, portanto, ensejar comparativos que devem suscitar ações de melhoria na qualidade de vida e de trabalho dos bombeiros militares.