6ªCia/1ºBBM participa de treinamento sobre ofidismo no NUROF/UFC

18 de setembro de 2019 - 18:31

A 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros (6ªCia/1ºBBM), Quartel sediado no Aeródromo, participou nos dias 11, 12 e 19 de setembro de 2019 de um treinamento sobre ofidismo para todo o efetivo da companhia, onde cada turma obteve 8 horas aulas, ministrado pelos profissionais do núcleo regional de ofiologia da UFC (NUROF-UFC) cujos palestrantes foram a Senhora Castiele Holanda, Senhores. Antonio Rafael e Bruno Ferreira, alunos de ciências biológicas da UFC, estagiários do NUROF-UFC.

O treinamento foi idealizado pela FRAPORT a fim de capacitar os bombeiros de aeródromo da Seção de Combate a Incêndio (SCI) no intuito de aplicarem os procedimentos adequados para o manejo de serpentes e outros animais peçonhentos, devido ao alto índice de ocorrências com esses animais no sítio aeroportuário.

Nas palavras do Tenente-Coronel Mauricio Naum, comandante da unidade, “o treinamento é mais uma capacitação ofertada pela FRAPORT aos nossos Bombeiros Militares, que servirão para além de preservar o meio ambiente, bem como, resguardar as vidas dos bombeiros e dos demais profissionais e clientes que trabalham e frequentam o aeroporto.

Já nas palavras da Sra. Castiele, palestrante do NUROF – UFC: “O treinamento sobre ofidismo tem como objetivo melhorar o conhecimento sobre serpentes para trazer mais segurança para os profissionais que precisem lidar com esses animais. Para isso ensinamos sobre a biologia, anatomia, comportamento e reconhecimento de serpentes peçonhentas e não peçonhentas. Ensinamos sobre medidas de prevenção de acidentes, medidas de profilaxia em casos de acidentes e sobre sintomatologia de cada tipo de acidente com os grupos de serpentes peçonhentas, melhorando o atendimento das pessoas acidentadas com esses animais. Por fim, também ensinamos sobre a importância de prevenção desses animais e seus benefícios para nós, seres humanos, tentando diminuir o medo e mortandade desregrada desses animais tão temidos”.