Bombeiros Militares do Aracati debelam incêndio no aterro sanitário de Icapuí

14 de setembro de 2019 - 17:24

A guarnição de serviço da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (3ª Cia/4ºBBM), quartel de Aracati, foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), por volta das 22h, desta sexta-feira, 13 de setembro, para atender a uma ocorrência de incêndio no aterro sanitário de Icapuí na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). Não houve vítima e a guarnição utilizou 20 mil litros de água para extinguir totalmente o incêndio.

A equipe composta pelo subtenente Régio e subtenente Régio, sargento Soares, cabo Raulino, soldado Washington e soldado Túlio, na viatura AT 19, teve que ser estabelecida a 150 metros do incêndio por conta do terreno arenoso, o ataque se deu armando uma linha de alimentação com duas mangueiras de 2 e 1/2 polegadas, um aparelho derivante e duas linhas de ataque com nove mangueiras e dois esguichos de 1 e 1/2 polegadas.

A guarnição usando o equipamento de proteção individual (EPI) e capacete iniciou o combate próximo as residencias para evitar que estas fossem atingidas e o incêndio se propagasse.Não houve vítimas. Após a extinção e rescaldo a ocorrencia regressou ao quartel do Aracati por volta das 3 horas e 20 minutos.

“Incêndio é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação ou estrutura, podendo ser provocado pelo homem ou por causa natural”, disse o capitão, enquanto que:” rescaldo é o conjunto de operações necessárias para completar a extinção do fogo, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”. Ressaltou o capitão Menezes, comandante adjunto da 3ªCia/4ºBBM.