Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará participa do desfile de 7 de setembro

9 de setembro de 2019 - 15:42

CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO CEARÁ – VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR!

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) que completou no último dia 08 de agosto, 94 anos de existência, conta atualmente com 1575 Bombeiros Militares, distribuídos por todo o Estado do Ceará.

Buscando sempre a preservação da vida e do patrimônio alheio, a corporação atua em áreas como:

Combate a Incêndio Urbano e Florestal, Proteção, Busca e Salvamento de Pessoas e Bens, em ambiente terrestre, aquático e em alturas, socorro de urgência e emergência;

Defesa Civil, nas funções de proteção das pessoas em caso de infortúnio ou de calamidade; e,

Informatização, controle e fiscalização das edificações e
seus projetos, visando à observância dos requisitos técnicos contra incêndio e pânico;

Nos últimos anos, o CBMCE deixou de ser uma instituição aquartelada, passando a ser reconhecida também pelos exitosos projetos sociais, a exemplo do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS) e Jovem Brigadista de Valor (JBV), que beneficiam, em todo o Estado, dezenas de milhares de pessoas, além disso, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ), acolhe hoje cerca de mil alunos, de 6 a 18 anos de idade, que se destacam na sociedade cearense pelo espírito de cidadania e pelas conquistas relevantes em Concursos e Olimpíadas de Astronomia, Robótica, Física, Química, História e Geografia.

CROQUI DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO – CBMCE

 

Banda de Música comandada pelo tenente-coronel Walter Célio

Comandante da Parada: coronel Freire

Subcomandante da Parada: tenente-coronel Bonifácio

 

Estado Maior composto pelo major Cavalcante, major André, major Landim, major Chailon e capitão Rogério Dias.

Guarda Bandeira comandada pela: primeiro-tenente Sâmara.

1º Pelotão:

Comandado pelo capitão Juliany Freire e pelos primeiros-tenentes Hugo e Guilherme

(UNIFORME: CAPA E CALÇA DE APROXIMAÇÃO COM CAPACETE, QUE CONSTITUEM OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL MAIS CARACTERÍSTICOS UTILIZADOS PELOS BOMBEIROS NO SERVIÇO DE COMBATE A INCÊNDIO).

2º Pelotão:

Comandado pelo capitão Dácio e segundos-tenentes Ricarte e Flávio Cosmo

(UNIFORME: 4º B, UTILIZADO POR PADRÃO NA COR CÁQUI POR BOMBEIROS TANTO EM SERVIÇO OPERACIONAL QUANTO EM EXPEDIENTE NAS DIVERSAS UNIDADES DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO CEARÁ).

3º Pelotão:

Comandando pelo capitão Sidney e pelos primeiros-tenentes Cidreira e Capistrano.

(UNIFORME: 4º B, UTILIZADO NO PADRÃO RAJADO LARANJA POR BOMBEIROS EM SERVIÇO OPERACIONAL DE SALVAMENTO E POR AQUELES EM EXPEDIENTE NAS DIVERSAS SEÇÕES DO BATALHÃO DE BUSCA E SALVAMENTO).

4º Pelotão:

Comandando pelos primeiros-tenentes Plutarco e Freitas e segundo-tenente Mendes

(UNIFORME: 4º B, UTILIZADO NA COR LARANJA POR BOMBEIROS ATUANTES NA COMPANHIA DO CORPO DE BOMBEIROS LOCALIZADA NO AEROPORTO DE FORTALEZA, BEM COMO POR AQUELES EM SERVIÇO OPERACIONAL DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR).

5º Pelotão:

Comandando pelo capitão Damasceno e pelos primeiros-tenentes Vasques e Madson.

(UNIFORME DE GUARDA-VIDAS, UTILIZADO POR BOMBEIROS ATUANTES NO SERVIÇO DE PREVENÇÃO E RESGATE AQUÁTICOS REALIZADO PELO CORPO DE BOMBEIROS NAS PRAIAS DO CEARÁ).

DESFILE DA TROPA MOTORIZADA – CORPO DE BOMBEIROS

JEEP (AP 03): CARRO HISTÓRICO, DATADO DE 1975, QUE TRAZ O COMANDANTE DA TROPA MOTORIZADA DO CBMCE, O MAJOR ORLANDO, SEGUIDO PELO CAPITÃO SÉRGIO, SUBCOMANDANTE.

VIATURAS ADMINISTRATIVAS (APs) QUE REALIZAM A LOCOMOÇÃO DOS VISTORIANTES DO COMANDO DE ENGENHARIA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO PARA FISCALIZAÇÕES PREVENTIVAS E FISCALIZATÓRIAS DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO EM EDIFICAÇÕES DO ESTADO.


AS VIATURAS DE DEFESA CIVIL DO ESTADO (DCs) LEVAM OS TÉCNICOS DA DEFESA CIVIL AOS MUNICÍPIOS E COMUNIDADES MAIS NECESSITADAS DE APOIO EM AÇÕES PREVENTIVAS E DE SOCORRO, EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E CALAMIDADE.


JÁ AS PICKUPS TIPO S10 (ASs) ATUAM NOS SERVIÇOS DE SALVAMENTO, LEVANDO AS GUARNIÇÕES, O MATERIAL DE TRABALHO E ATÉ EMBARCAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DE SALVAMENTOS TERRESTRES, AQUÁTICOS E EM ALTURAS.

 

AS VIATURAS TIPO RESGATE SÃO AS CONHECIDAS AMBULÂNCIAS, EQUIPADAS DE MODO A GARANTIR O SUPORTE BÁSICO DE VIDA E O AUXÍLIO AO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR REALIZADO PELOS BOMBEIROS DO BATALHÃO DE SOCORRO DE URGÊNCIA.

OS AUTO BOMBA TANQUES (ABTs) SÃO CAMINHÕES DE COMBATE A INCÊNDIO DETENTORES DE BOMBAS QUE PRESSURIZAM A ÁGUA EXISTENTE NOS SEUS TANQUES, CUJA CAPACIDADE GIRA EM TORNO DE CINCO MIL LITROS DE ÁGUA.

O AUTO BOMBA QUÍMICO (ABQ) É UM CAMINHÃO DE COMBATE A INCÊNDIO ADAPTADO PARA LIDAR COM OCORRÊNCIAS QUE ENVOLVAM PRODUTOS PERIGOSOS.

OS AUTO-TANQUES (ATs) SÃO VIATURAS DE APOIO NO COMBATE A INCÊNDIO QUE NÃO POSSUEM BOMBA, MAS TEM COMO FINALIDADE ABASTECER OS ABTS DURANTE AS OCORRÊNCIAS. POSSUEM CAPACIDADE PARA ARMAZENAR CERCA DE ONZE MIL LITROS DE ÁGUA.

AS VIATURAS DE PRAIA LEVAM MILITARES RESPONSÁVEIS PELA FISCALIZAÇÃO DIÁRIA DO SERVIÇO DE GUARDA-VIDAS OFERECIDO PELO CORPO DE BOMBEIROS NA PRAIA DO FUTURO, EM FORTALEZA, E NA PRAIA DO ICARAÍ, EM CAUCAIA.

FECHANDO O DESFILE MOTORIZADO DO CORPO DE BOMBEIROS, SEGUEM AS AUTO ESCADAS MECÂNICAS (AEM 04 E 01) QUE AUXILIAM NO COMBATE A INCÊNDIO EM PLANO VERTICAL, PODENDO ATINGIR 52 METROS DE ALTURA. A AEM 01 FOI A PRIMEIRA ESCADA DO CBMCE, DATADA DE 1958, TENDO SIDO TOTALMENTE RESTAURADA PARA INTEGRAR O ACERVO HISTÓRICO DA CORPORAÇÃO.