CBMCE participa das comemorações do Dia da Independência

7 de setembro de 2019 - 12:23

Com mais de 250 militares distribuídos em pelotões a pé firme e motorizados, o CBMCE teve participação de destaque no desfile cívico-militar que marcou as comemorações pelo Dia da Independência em Fortaleza.

Após a passagem da Banda de Música, comandada pelo tenente-coronel Walter Célio, vieram o comandante da parada, coronel Freire, e o subcomandante, tenente-coronel Bonifácio. A seguir, veio o Estado-Maior, composto pelos majores Cavalcante, André, Landim e Chailon e pelo capitão Rogério Dias.

À guarda-bandeira, comandada pela primeiro-tenente Samara, sucederam-se:

– O 1º Pelotão, comandado pela capitão Juliany e pelos primeiros-tenentes Guilherme e Hugo, envergando capa e calça de aproximação com capacete, que constituem os equipamentos de proteção individual mais característicos utilizados pelos bombeiros no serviço de combate a incêndio.

– O 2º Pelotão, comandado pelo capitão Dácio e pelos segundos-tenentes Ricarte e Flávio Cosmo, envergando o uniforme 4º B, utilizado por padrão na cor cáqui por bombeiros tanto em serviço operacional quanto em expediente nas diversas unidades do CBMCE.

– O 3º Pelotão, comandado pelo capitão Sidney e pelos primeiros-tenentes Cidreira e Capistrano, envergando o uniforme 4º B, utilizado no padrão rajado laranja por bombeiros em serviço operacional de salvamento e por aqueles em expediente nas diversas companhias do Batalhão de Busca e Salvamento.

– O 4º Pelotão, comandado pelos primeiros-tenente Plutarco e Freitas e pelo segundo-tenente Mendes, envergando o uniforme 4º B, utilizado na cor laranja por bombeiros atuantes na Companhia do CBMCE localizada no Aeroporto de Fortaleza, bem como por aqueles em serviço operacional de atendimento pré-hospitalar.

– O 5º Pelotão, comandado pelo capitão Damasceno e pelos primeiros-tenentes Vasques e Madson, envergando o uniforme de guarda-vidas, utilizado por bombeiros atuantes no serviço de prevenção e resgate aquáticos realizado pelo CBMCE nas praias do Ceará.

À frente da tropa motorizada, o major Orlando e o capitão Sérgio comandaram o desfile que contou com viaturas históricas, administrativas e operacionais, das áreas de combate a incêndio, salvamento e resgate.

Houve ainda espaço para os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e para participantes dos projetos sociais mantidos pelo CBMCE, como o PSBS e o JBV.