BSU/CBMCE concluiu Cursos de APH em Fortaleza e Natal

1 de setembro de 2019 - 08:38

O Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) concluiu de modo concomitante dois cursos de Básico de Atendimento Pré-Hospitalar (CBAPH), o primeiro curso se realizou no Estado do Ceará, na sede do BSU, para os bombeiros militares, policiais militares e exército brasileiro, sendo uma parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP). O segundo curso foi realizado pela demanda do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e foi ministrado na cidade de Natal no Quartel do Comando Geral do CBMRN, atendendo a bombeiros militares e membros da Secretaria Especial de Presídios do Estado do Rio Grande do Norte. Ambos atendendo a trinta alunos.

O CBAPH – Curso Básico de Atendimento Pré-hospitalar

Ambos os cursos contaram com carga horária de 100 horas / aula, que se realizam ao longo de duas semanas, no período de 14 a 30 de agosto do corrente ano. Os instrutores no Estado do Rio Grande do Norte foram o tenente-coronel Albert, sargento Lemos e soldado A. Rodrigues. Os instrutores no Estado do Ceará foram o tenente Plutarco, tenente Mendes, subtenente Djacy, subtenente Tarquísio e sargento Celso.

O conteúdo programático abrangeu temas relacionados a anatomia humana, cinemática do trauma, materiais e equipamentos de atendimento pré-hospitalar, biossegurança, legislação de serviço de atendimento pré-hospitalar, sinalização e local de ocorrência, avaliação primária e secundária, vias aéreas e oxigeno terapia, hemorragias e choques, RCP/DEA, OVACE, animais peçonhentos, atendimento ao paciente com distúrbios psiquiátricos, SCI, método START, APH de afogado, TCE, TRM, trauma de tórax, traumatismo em gestante, criança e idoso, operações aero médicas, traumatismos de extremidades, reumatismos de extremidades, movimentação e transporte, emergências obstétricas, queimaduras, emergências clinicas, APH no resgate veicular, APH em situações especiais, além de provas práticas e teóricas e acompanhamento prático operacional.

Rio Grande do Norte

Na conclusão do curso básico de atendimento pré-hospitalar (CBAPH) foi utilizada a simulação realística que é uma técnica que permite otimizar e melhorar o atendimento do socorrista, pois as vítimas são maquiadas e preparadas como se fosse real, elaborando cenários de ocorrências simuladas do cotidiano,como queda de moto, agressão por arma branca, arma de fogo, queda de altura, lesões por objetos penetrantes, enfim, onde o objetivo da simulação realística é tentar trazer para o aluno o máximo possível da realidade para que ele possa atender. O padrão que foi feito a avaliação é o da World Rescue Organisation Organização Mundial de Resgate (WRO). Um exame resgate, onde a prova é feita dentro de parâmetros e nessa perspectivas os alunos são avaliados, recebendo o conceito apto ou inapto.

“Em ambos os cursos, Em Fortaleza e Natal, todos os alunos foram aprovados, sinal que aprenderam todo o conteúdo e conhecimento que foi repassado, sendo um marco, pois se inicia uma nova fase de instruções no CBMCE. Após este curso o CBMRN já se encontra preparando com os atuais formandos uma nova turma, onde todos os instrutores serão desta corporação, iniciando o processo de atualização dos seus bombeiros militares”. Ressaltou o tenente-coronel Albert Arruda, coordenador dos cursos e comandante do batalhão de socorro de urgência (BSU).

O Curso contou com a participação de 28 bombeiros militares e 02 agentes penitenciários.

Ceará

Já o Curso Básico de Atendimento Pré-hospitalar no Ceará contou com a participação de 11 bombeiros militares, 9 policiais militares e 4 militares do exército brasileiro.

O treinamento, de 100 horas/ aula, visou recapacitar e nivelar o profissional de segurança pública e defesa civil no serviço de atendimento pré-hospitalar, bem como no conhecimento sobre procedimentos e técnicas para avaliar, abordar e identificar problemas que comprometem a vida, além de imobilização, rolamento e remoção da vítima em casos extremos, como resgate de vitimas presas as ferragens, em locais elevados e também em espaços confinados.

Esta é a segunda turma do curso de APH promovido este ano Aesp. Em junho, outros 25 militares concluíram esta capacitação.