BSU e SAMU participam de curso em resgate veicular

29 de agosto de 2019 - 10:59

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza através do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 – Regional Fortaleza (NEP SAMUFOR) contando com o patrocínio da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMED) e do Instituto da Doutora Julyana Freitas realizaram nesta quinta-feira, 22 de agosto, nas dependências do BSU (Maraponga), participaram de um curso sobre a retirada de vítima de veículo, observando a Restrição do Movimento da Coluna Vertebral (RMC).

De acordo com o tenente Mendes, enfermeiro do BSU, “O curso focou o nivelamento de conhecimentos e a integração entre os profissionais do SAMU Fortaleza e do CBMCE, tudo para alcançarmos uma excelência no atendimento aos pacientes, como também aumentar a frota de ambulâncias, reduzindo o tempo resposta, minimizando as morbidades oriundas dos traumas. Uma parceria em que a sociedade só tem a ganhar”.

O instrutor Wesley Pinto com sua experiência e por ser uma referencia nacional, trouxe as novas técnicas e procedimentos, contribuindo para a criação de um protocolo atualizado, “onde os instrutores do CBMCE/BSU e do SAMU Fortaleza tiveram a oportunidade de juntos participarem de um curso para aprimorar o conhecimento e elaborar um protocolo conjunto de atendimento para os dois serviços, para que os dois serviços falem a mesma língua”, ressaltou o tenente-coronel Albert, comandante do BSU. Ou seja, bombeiros militares e a equipe do SAMU Fortaleza estão juntos elaborando um novo protocolo de atendimento para atendimento em resgate veicular em prol da sociedade cearense.

“Iniciamos uma integração há muito ansiada pela parceria em cursos, bem como, estamos estudando juntos com o intuito de afinarmos nossas condutas e nossos protocolos, já que trabalhamos juntos em prol do mesmo fim, o paciente, e precisamos entender como cada um trabalha para melhor nos comunicarmos, pois uma comunicação rápida e eficaz é essencial em qualquer situação de urgência”. Ressaltou o Doutor Cláudio Roberto Freire de Azevedo (Cláudio Azevedo) coordenador de pesquisa e inovação do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 – Regional Fortaleza (NEP SAMUFOR).

“O enfermeiro, professor e Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Wesley Pinto é uma referencia nacional no tema da Restrição do Movimento da Coluna Vertebral (RMC) que é uma nova tendência no atendimento Pré-Hospitalar no tocante a retirada de vítima de veiculo”. Ressalta o tenente-coronel, Albert, comandante do BSU. O instrutor foi o Professor Mestre em Saúde Wesley Pinto, enfermeiro Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (RJ). Instrutor do Instituto Brasileiro de APH (IBRAPH). Membro do Comitê de APH da ABRAMEDE. Indicado para instrutor nos cursos: BLS, ACLS, AMLS, PHTLS e ITLS military. Organizador do livro Enfermagem no Trauma: Atendimento Pré e Intra-Hospitalar.