Corpo de Bombeiros forma décima segunda turma de combate a incêndio urbano

24 de agosto de 2019 - 21:08

Vinte e cinco bombeiros militares concluíram a décima segunda turma do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU) promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) no período de 12 a 23 de agosto. Com esta última turma, chega a 248 o número de bombeiros capacitados nos cursos de manutenção em combate a incêndio.

Durante a solenidade de conclusão, realizada nesta sexta-feira (23), no pátio do Quartel de Juazeiro do Norte, todos receberam o distintivo com as inscrições “Incêndio Urbano”, a ser utilizado na manga da farda.

O curso, que, já na sua decima segunda edição, começou com 25 bombeiros, com praças e oficiais atuantes no combate a incêndio da 1ª e 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (1ª, 2ªCia/5º BBM) – Quarteis de Juazeiro do Norte e Crato, visou nivelar a tropa do CBMCE com as técnicas, táticas e procedimentos operacionais mais eficientes que estão se disseminando pelos corpos de bombeiros do Brasil, com destaque para o combate ofensivo. “Com bases teóricas e muita prática, os alunos aprendem a utilizar os seus equipamentos de proteção individual e os caminhões de incêndio na sua máxima potencialidade, e em diversas situações que um incêndio urbano pode se desenvolver, utilizando com eficiência nosso principal agente extintor: a água.”, explica o primeiro-tenente Dávio Barbosa, um dos instrutores do curso.

Para o comandante da 1ªCia/5ºBBM, o major Noberto, “o CBCIU também visa reforçar e atualizar as técnicas já aplicadas dentro da corporação, do combate defensivo, tendo como fontes as doutrinas americana e europeia, culminando com a difusão do sistema de comando de incidentes, que é uma ferramenta de gerenciamento de desastres, que pode ser usada tanto em pequenos eventos como em grandes, e que maximiza a eficiência da atuação de cada atuante no cenário operacional, direcionando o trabalho individual de cada um para um objetivo comum, como engrenagens de uma máquina que trabalha em conjunto para fazer todo o sistema funcionar bem”.

Já o comandante do 5º BBM, o tenente-coronel Agnaldo, “externo toda a minha alegria e gratidão ao nosso comandante geral, o coronel Holanda,  pelo apoio irrestrito ao efetivo do interior do Estado, em especial do Cariri, capacitando e operacionalizando nossa tropa”.

Sobre o CBCIU

O Curso Básico em Combate a Incêndio Urbano (CBCIU) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) tem como objetivo maior atualizar a sua tropa nas técnicas de combate a incêndio urbano. Para tanto, enviou oficiais e praças para outros estados da federação para que aprendessem e trouxessem estes conhecimentos e praticas e conteúdos para ampla divulgação e disseminação e se multiplicasse no seio de nossa tropa. Explica a capitão Filipi, instrutor do CBCIU.

Com a fusão e somatória desses conhecimentos, seguimos na construção de um arcabouço tecnológico para a criação deste exitoso e consolidado curso do CBMCE. Ressalta o primeiro-tenente Guilherme.

De modo a aliar essas técnicas com a nova doutrina do uso racional da água, de forma 100% eficiente, com desperdício mínimo, o curso agrega valor à sociedade, trazendo um grande benefício para o Estado do Ceará, que convive em um cenário de crise hídrica.

Turmas formadas pelo CBCIU

Quartel Central, Mucuripe, Maracanaú, Pecém, Messejana, José Walter, Itapipoca, Caucaia/Icaraí e finalizando com esta turma predominante de Juazeiro do Norte e Crato.  Totalizando 248 Combatentes de Incêndio Urbano.

Os desafios são de expandir e disseminar este curso em todas as unidades do interior do Estado, nivelando todas as guarnições de combate a incêndio do Ceará.