Corpo de Bombeiros fortalece as unidades operacionais com equipamentos

13 de agosto de 2019 - 10:17

O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da Coordenadoria de Manutenção, Logística e Patrimônio (COMALP), visando o fortalecimento do poder operacional das suas unidades de combate a incêndio, busca e salvamento e socorro de urgência, iniciou a distribuição de 300 itens entre as mangueiras de 2 ½” e 1 ½” polegadas e as macas tipo envelope.

Nesta terça-feira, 13 de agosto, o tenente-coronel Anderson Viana, Comandante dos Bombeiros do Interior (CBI) participou do inicio da separação e inicio da entrega desse material para as unidades operacionais do interior do Estado.

As mangueiras de incêndio destinam-se a conduzir a água, que é utilizada na extinção de um princípio de incêndio ou de um incêndio, de uma fonte de água até o local onde ocorre o sinistro. Sendo utilizada pelas viaturas auto bomba tanque (ABT) e auto tanque (AT) das unidades de combate a incêndio.

As mangueiras de incêndio são encontradas nos diâmetros de 2 ½” (65 mm) e 1 ½” (38 mm), o CBMCE utiliza o tamanho de comprimento de 15 metros. Tipo 4, na cor vermelha, com reforço têxtil confeccionado 100% em fio poliéster de alta tenacidade, revestida externamente com “blend” de PVC + borracha nitrílica e internamente com tubo de borracha sintética; dotada de união tipo engate rápido (storz) conforme NBR 14349, possui alta resistência a ruptura, abrasão e a produtos químicos. Em conformidade com a norma ABNT – NBR 11861 e com certificado da marca de conformidade ABNT n° 40.011/15 (1 ½”) e 40.010/15 (2 ½”), seu uso é recomendado para ambientes onde é desejável uma maior resistência a abrasão, como áreas industriais, e, Corpo de Bombeiros.

Já a maca tipo envelope é a solução ideal para resgates e transportes de vítimas, seja em locais abertos ou de difícil acesso, como salvamento em águas, ar, locais confinados. Confeccionada em placa laminada em polietileno, cor laranja. Devido ao seu formato, permite que sejam acopladas pranchas de imobilização. A maca possui um seguro sistema de amarração  garantindo a integridade e proteção total da vítima. Possui pontos quem permitem suspensão na vertical ou na horizontal, inclusive por helicópteros. Acompanha a maca um mosquetão de aço, cintas para suspensão horizontal (estropo), estribo e dispõe de 200 kg. Essas macas serão utilizadas pelas guarnições de busca e salvamento e pelas ambulâncias tipo Resgate.

Desse modo, esse material além de fortalecer as unidades, tanto da capital como do interior, também darão melhores condições de trabalho e atendimento aos sinistros demandados ao Corpo de Bombeiros em todo o Estado do Ceará.