Comando de Engenharia participa da elaboração do CNSCIE

13 de agosto de 2019 - 14:04

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) participou em São Paulo, nos dias 07 e 08 de agosto do corrente ano, do 1º Encontro Técnico dos Corpos de Bombeiros do Brasil, referente à elaboração do Código Nacional de Segurança Contra Incêndio e Emergências (CNSCIE). O tenente-coronel HANS Nelivando Rabelo, Chefe da Célula de Analise de Projetos do Comando de Engenharia representou o Estado do Ceará.

O Grupo de Trabalho para elaboração do Código Nacional de Segurança Contra Incêndio e Emergência foi instituído a partir da Reunião dos Comandantes Gerais de Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, realizada entre os dias 25 e 27 de junho do presente ano.

De modo consensual se concluiu a importância da elaboração do CNSCIE. Dessa forma, cada ente federativo indicou seu representante com expertise para corroborarem nessa missão. O grupo é coordenado pelo tenente-coronel Cicerelli do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo e, dentre várias metas do Grupo de Trabalho está apresentar uma Minuta de CNSCIE já no Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM) deste ano aos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros do Brasil.

Na ocasião, além dos objetivos determinados específicos, procedeu-se uma ampla discussão sobre as demandas comuns das Corporações sobre diversas experiências, destacando-se dentre os assuntos: a desburocratização dos processos internos, as adequações a Lei 13.425/2017 (Lei Kiss), o cadastramento de profissionais e bombeiros voluntários, a matriz de risco comum a partir da  MP 881/2019, dentre outros assuntos comuns.