Bombeiros debelam incêndio em edificação comercial no Mucuripe

4 de agosto de 2019 - 15:03

Ao alvorecer desta manhã, domingo, 04 de agosto, a guarnição de serviço da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (2ª Cia/1º BBM), quartel sediado no Mucuripe foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por volta das 05h26 para atender a uma ocorrência de incêndio numa edificação comercial na qual funcionava uma eletrônica, situada na esquina da Manoel Jesuíno com José Lino, Bairro do Mucuripe. Área Integrada de Segurança 01 (AIS-01). Informou a major Ana Paula, controladora de turno na CIOPS/CBMCE.

O deslocamento se deu por meio da viatura Auto Bomba Tanque (ABT- 46), chegando ao local, à guarnição realizou o estabelecimento da viatura, foi armada uma linha direta para o primeiro combate, onde o comandante do socorro demandou apoio, visto a proporção de fumaça e o ambiente confinado para o combate.

O incêndio se deu numa edificação comercial no qual funcionava uma loja de eletrônicos e um armarinho, tendo a estrutura de um duplex que dispõe de uma residência no pavimento superior desses comércios. O socorro chegou em dois minutos ao local mas o incêndio já havia se alastrado, possivelmente os populares ao perceberem o incêndio e acionar os bombeiros, o incêndio já devia ter algum tempo de queima. Os proprietários da residência não se encontravam em casa no momento do incêndio.

Para o apoio foi acionado mais duas guarnições de combate a incêndio, sendo o 2º Socorro do Quartel Central e o Socorro da Messejana, um tanque de 12 mil litros do Quartel Central, uma guarnição de busca e salvamento do Batalhão de Busca e Salvamento, (BBS) uma ambulância tipo Resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e o Coordenador de Operações e cerca de 30 bombeiros militares trabalharam no sinistro.

Após utilizar cerca de 28.000 litros de água e 5 horas de combate, o incêndio foi debelado, e, o rescaldo finalizou por volta das 13 horas. A edificação apresentou rachaduras e a defesa civil do município foi acionada para o local.

A estrutura foi condenada formalmente pela Defesa Civil do município de Fortaleza, por conta da questão de segurança, a parte final do rescaldo foi concluída externamente pelas guarnições do CBMCE.

O esforço foi concentrado para que o incêndio não se propagasse para outras residências próximas ao local. Não houve vítimas. Considerando a carga de incêndio elevada e o tempo de combate e carga de extinção utilizada estamos classificando este incêndio de média proporção. Ressaltou o major Diógenes, Coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros.

Após debelar as chamas e feito o rescaldo, a edificação foi entregue ao seu proprietário.