Bombeiros de Limoeiro do Norte debelam incêndios em vegetação

4 de agosto de 2019 - 20:21

Ao longo deste domingo, 04 de agosto, a guarnição de serviço da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (2ª Cia/4ºBBM) quartel sediado em Limoeiro do Norte, foi acionada para diversas ocorrências envolvendo incêndio em vegetação, entre elas uma na sede do próprio município no Bairro Luís Alves e outra na Fazenda Espera no município de São João do Jaguaribe. Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

Na fazenda Espera, o fogo já tomava conta de uma vasta área de vegetação seca. Nesta ocorrência, devido ao difícil acesso de nossa guarnição ao local, onde nossa Viatura não teve como chegar próximo, a guarnição utilizou no combate bombas costais com água, abafadores e uma técnica conhecida como “fogo contra fogo”.

A técnica de queima controlada permite, aproveitando a estrada, criar uma faixa alargada por onde o incêndio não possa se espalhar. Com a devida técnica há uma queima contra o vento feita para diminuir a intensidade do fogo quando este se deparar com um local já queimado, se extinguindo posteriormente pela falta de material a ser consumido pelos chamas. Importante, caso não conheça a técnica, nunca deverá utilizá-la!. Ressaltou o major ALEXANDRE, comandante da 2ªCia do 4º BBM.

A guarnição de serviço é composta pelo segundo-tenente PINHEIRO, cabo EDSON, soldado CORDEIRO, soldado CRISTIANO, soldado VIANA e soldado DE OLIVEIRA.

Diferença entre queimada e incêndio

Queimada prescrita ou controlada é uma técnica usada às vezes em gestão de florestas, agriculturas, restauração de pradaria ou projetos de diminuição do gás de efeito estufa. Não se pode esquecer que para praticar a queima é necessário que se faça um planejamento detalhado e cuidadoso, podendo assim, evitar que o fogo saia do controle e provoque um incêndio.

O incêndio florestal é um fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser provocado de forma natural ou antropológica. A exposição do ser humano a um incêndio pode causar a morte, normalmente pela inalação de gases, pelos desmaios, ou posteriormente pelas queimaduras graves. Por esses incidentes é necessário que todos tomem os devidos cuidados para evitar que um incêndio possa acontecer.

Dicas de prevenção

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado. Sobre o tema sugerimos algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

Nunca jogar resto de cigarro ainda acesso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

Para as pessoas que viajam bastante evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça possam iniciar um incêndio florestal;

Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (Limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

No Estado do Ceará, a grande maioria dos incêndios em vegetação é por ação humana, onde destes, 69,1% dos incêndios florestais são causados por incendiários, ou seja, intenção de queimar, conforme BATISTA, A.C. e NUNES, J.R.S. (Eds.). Incêndios florestais no Brasil: estado da arte. Curitiba, 2009.

Alerta

Causar incêndio florestal é um crime ambiental tipificado no Código Florestal.