Bombeiros divulgam o Projeto Surf Salva

1 de agosto de 2019 - 13:43

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) realiza sob demanda o Curso de Surf-Salva para os Surfistas. O curso se realiza em quatro dias com carga horária de 16 horas / aula, sendo coordenado pelo tenente-coronel BARRETO e conta com o apoio dos Bombeiros Militares, capitão CHAILON, capitão ARNALDO, subtenente AMARO, sargento CASSIUS e cabo JAIRO.

O conteúdo programático aborda o treinamento em salvamento aquático, utilizando a própria prancha de surf, atendimento pré-hospitalar para afogado, onde este surfista que é um atleta e conhece o mar é treinado para abordar e retirar a vítima do mar, podendo utilizar a sua prancha, além dos primeiros socorros.

Objetivos deste curso:

Reduzir o número de incidentes aquáticos no SURF;

Oportunizar aos surfistas um treinamento técnico em emergências aquáticas;

Criar uma cultura de prevenção no SURF.

A nossa preocupação é reduzir o número de afogamentos. O Surf-Salva é uma das mais poderosas formas de contribuir. O curso tem conteúdo teórico e prático de quem conhece e está na praia todos os dias prevenindo, salvando e aplicando os primeiros socorros. É realizado em linguagem simples e fácil de ser transmitida. Nosso objetivo é ensinar aos surfistas, que estão todos os dias nas praias de nosso litoral junto com os guarda-vidas, as formas de ajudar a prevenir, salvar e a aplicar o suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação. Desta forma podemos passar este aprendizado a outros, multiplicando o conhecimento, resultando em milhares de vidas salvas em nosso país.

Preocupada com esta situação, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) vem difundindo o projeto “SURF-SALVA”, uma forma rápida de educação de surfistas na arte de prevenir e salvar. Curso completamente gratuito, sem fins lucrativos, original do Rio de Janeiro nos anos 80. O projeto se dedica a ensinar aos surfistas os procedimentos básicos nestes casos. Ressalta o capitão CHAILON, secretário do projeto e na foto, acompanha e orienta o procedimento de ressuscitação cardio pulmonar (RCP).

“A cada nova turma, nós vemos uma ampliação da capacidade do Corpo de Bombeiros de atuar na prevenção ao afogamento no mar. É uma rede de colaboradores que temos formado há mais de 20 anos e que já se revelou ser muito útil para prevenir acidentes e salvar vidas”, relata o tenente-coronel José Claudio BARRETO de Sousa, comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.

Desde 1998, considerando mulheres e homens, formaram-se no projeto, quase 6.000 jovens que contribuem na prevenção e resgate no mar. Os interessados em participar do projeto, que se desenvolve em diferentes praias a cada turma, devem entrar em contato com o CTDH, pelo telefone (85) 3101.6585.