Bombeiros por meio da Defesa Civil segue monitorando atividade sísmica no Sertão Central

31 de julho de 2019 - 11:11

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) diante dos tremores de terra que têm afetado a região limítrofe entre os municípios de Boa Viagem, Madalena e Quixeramobim, desde o mês de março do corrente ano, vem executando uma série de ações de preparação para esses eventos adversos.

A CEDEC dispõe de um setor de Sismologia, que acompanha o monitoramento dos tremores de terra nessa região do Ceará, realizado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).

Segundo o LabSis, a atual atividade sísmica da região se iniciou em 18 de março do corrente ano, a partir de quando foram registrados centenas de abalos sísmicos, sendo a maioria imperceptível pela população. Somente no dia 24 de julho foram catalogados 102 tremores de terra em um espaço de 9 horas. O maior tremor foi registrado no dia 18 de abril, com uma magnitude de 3,3 graus na escala Richter, provocando rachaduras em algumas casas. No dia 25 de julho, um novo tremor, de 3,2 graus, elevou a tensão da população.

A fim de reduzir essa tensão social, a CEDEC, em parceria com as Defesas Civis dos Municípios supracitados, tem realizado palestras nas comunidades afetadas pelos tremores, principalmente nas escolas. Nas palestras são entregues exemplares de uma cartilha elaborada pela CEDEC com o intuito de conscientizar a população acerca dos riscos relacionados aos tremores de terra, assim como dos cuidados a serem tomados diante desses eventos.

Algumas recomendações são: para evitar a queda de telhas de barro, acrescente uma ripa extra entre as ripas já existentes; verifique os locais de maior segurança dentro de casa para se abrigar durante o tremor, como debaixo de mesas e portais de portas; se estiver fora de casa durante o tremor, procure áreas livres, longe de edificações e fios de energia; e proteja a cabeça com livros, tábuas ou objetos semelhantes.

A CEDEC segue monitorando a situação na região e planejando ações de preparação e de resposta a esses eventos, sempre em conjunto com a população, com as Defesas Civis municipais e demais órgãos parceiros, no cumprimento do lema “defesa civil somos todos nós”.

Saiba mais

No estado do Ceará aconteceu, em dia 20 de novembro de 1980, o maior tremor de terra do Nordeste do Brasil, com magnitude da ordem de 5,2 graus na Escala Richter. Já foram registrados tremores de terra em mais de 52 municípios cearenses, com variadas magnitudes e intensidades.

escala de magnitude local foi desenvolvida em 1935 por Charles Francis Richter com a colaboração de Beno Gutemberg, ambos investigadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (California Institute of Technology ou Caltech), com o propósito inicial de separar os sismos pequenos, que ocorrem em grande número, dos sismos mais intensos, menos frequentes.

A escala de magnitude local, também conhecida como escala Escala Richter, é uma escala logarítmica arbitrária, de base 10, utilizada para quantificar a magnitude de um sismo.