Alunos da EsIM/10ª RM do CMCB participam do acampamento de instrução militar em Penedo

24 de julho de 2019 - 11:19

Os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), que compõem a Escola de Instrução Militar 10-001 (EsIM), participaram, no período de 17 a 19 de Julho de 2019 na região de Penedo, em Maranguape, do acampamento de instrução básica. Foram realizadas instruções de progressão no terreno, observação, Orientação e vigilância, tiro de instrução básica, pista de Corda e marcha de doze quilômetros.

Prestigiou a atividade o Exmo. Senhor General de Divisão Cunha Matos, Comandante da 10a Região Militar, o Cel Souza Holanda, Chefe Seção de Serviço Militar da 10a Região Militar, o Maj Castro e Silva, Comandante da Companhia de Comando da 10a Região Militar, Organização Militar apoiadora da Escola de Instrução Militar 10-001 e do Subtenente Flávio Guedes, Chefe de Instrução da Escola de Instrução Militar 10-001.

A Escola de Instrução Militar (EsIM)

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a 10ª Região Militar (10ª RM) implementou uma Escola de Instrução Militar (EsIM), sendo a primeira e única Escola de Ensino Militar do Nordeste e a sexta do Brasil, que possibilita aos alunos do CMCB prestarem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio.

A implantação da EsIM é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica que foi articulado em março de 2017, entre o Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM) na pessoa do Exmo. Senhor General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveirao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na pessoa do Exmo. Sr. Cel Comandante Geral Heraldo Maia Pacheco por meio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) na pessoa do Cel Comandante Diretor José Nildson de Oliveira sob os auspícios da Portaria n. 288 – Cmt Ex. De 8 de abril de 2015 que versa sobre as Instruções Gerais para o Funcionamento das Escolas de Instrução Militar (EB 10-IG-02.012).

Inspirado no sucesso já consagrado das Escolas de Instrução Militar (EsIM), o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento Geral do Pessoal, está disponibilizando, com a coordenação do Comando da 10ª Região Militar, a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos em estabelecimento de Ensino Médio.

O que são EsIM?

As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã), conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal.

A Escola de Instrução Militar 10-001 está estabelecida no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros localizada na Rua Adriano Martins, 436, Jacarecanga, Fortaleza, CE, CEP: 60.010.590 – Fone: (85) 3101.2200. –www.cm.cb.ce.gov.br.

Como é o Curso?

O curso é realizado nas próprias dependências do CMCB, com um regime de instrução descontínuo, visando à conciliação com atividades acadêmicas, perfazendo 200 horas de instrução ou 18 semanas. Também fará parte da instrução um programa de palestras e visitas em instituições públicas e privadas, buscando um conhecimento geral em todos os campos de atividade, da sociedade e da vida comunitária, com ênfase no interesse por atividades cívico-sociais.

Os instrutores e monitores são selecionados pela 10ª Região Militar, que é a organização militar de apoio da EsIM/CMCB.

A escola é um órgão de formação de reserva do Exército Brasileiro que possibilita a prestação do Serviço Militar aos estudantes do ensino médio. Os alunos aprendem noções básicas de comunicação militar, marchas, higiene, primeiros socorros, orientação e vigilância, além de receberem instruções de manejo de armamento e treinamento físico. Com essa parceria, os alunos do CMCB têm a oportunidade de prestar serviço militar, conciliando com os seus estudos no Ensino Médio.

Após a conclusão do curso, o aluno recebe o Certificado de Reservista de 2ª Categoria, estando, assim, em dia com suas obrigações militares, e será incluído na reserva do Exército, podendo contar com a experiência militar na sua seleção para o quadro temporário do Exército ou agregando vivência na formação acadêmica para o mercado de trabalho.

Direitos dos Alunos

A luz do Art 41 das Instruções Gerais (EB 10-IG-02.012), os alunos receberão assistência médico-hospitalar, desde que seja acidentado ou tenha contraído moléstia em serviço ou instrução, fardamento de dotação, poderão solicitar trancamento de matricula e receberão remuneração, quando empregado em atividades de manutenção da ordem interna. O tempo de serviço será computado para fins de aposentadoria.

Deveres dos Alunos

A luz do Art 40 das Instruções Gerais (EB 10-IG-02.012), os alunos deverão obedecer aos dispositivos regulamentares e estarão sujeitos ao Regulamento Disciplinar do Exército (RDE).

O sentimento de todos que compõem o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará é de gratidão pela digna e gratificante distinção que o Exército Brasileiro por meio da 10ª Região Militar nos concede ao reconhecer o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) como a Escola de Instrução Militar estabelecida na 10ª Região Militar.

A primeira turma em 2018

A primeira turma que participou da EsIM 10-001 foi composta por 31 alunos e foi incorporada em 1º de fevereiro de 2018. A EsIM 10-001 foi a primeira na Região Nordeste e a 6ª em todo Brasil e a única gerida por uma força auxiliar e reserva, no caso o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.