Bombeiros dão dicas de segurança para a alta estação

17 de julho de 2019 - 15:28

Em épocas de férias, o Corpo de Bombeiros atua de forma mais incisiva e vem reiterando os cuidados que devemos ter nos momentos de lazer em praias, lagoas e balneários. Lembrando que existem cuidados específicos para cada tipo de local, pois as lagoas por serem de água doce, vão possuir uma densidade menor, onde afundamos com uma maior facilidade, as praias têm entre seus principais perigos as correntes de retorno, e os balneários têm entre os seus perigos a falsa sensação de tranquilidade.

Esses avisos servem para evitar casos como um que ocorreu nesta semana a seis quilômetros da vila de Jericoacoara onde um homem afogou-se durante um mergulho na Lagoa do Amâncio. O homem era natural de Bela Cruz (CE), mas trabalhava em Jericoacoara há duas semanas.

A vítima Ivan Teixeira da Mota, de 23 anos, trabalhava como “bugueiro”. Durante um passeio pelas dunas com quatro turistas, ele parou o veículo e entrou na água para realizar um mergulho. Ao perceber que a vítima se afogava, um dos turistas saiu rapidamente da água para pedir ajuda.

A guarnição do Corpo de Bombeiros responsável por cobrir Jericoacoara, que iniciou seus trabalhos neste mês de julho, foi acionada após as 14 horas. O acesso difícil ao local dificultou a chegada rápida da guarnição.

As buscas ocorreram por mais de 4 horas, em locais que ultrapassam os quatro metros de profundidade, e somente próximo das 18 horas encontraram o corpo da vítima. O qual foi levado pela guarnição da Polícia Militar já no período vespertino para o Hospital Municipal de Jijoca de Jericoacoara, onde o médico responsável atestou o óbito.

A guarnição de guarda vidas do Corpo de Bombeiros que trabalhou nesta operação foi formada pelo sargento Élder, pelo cabo Erivandro e pelos soldados Vidal, Souza, Eduardo e Paulo Araújo.