Bombeiros concluem 10ª Turma do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio

15 de julho de 2019 - 12:17

Bombeiros concluem 10ª turma do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS), nesta sexta-feira (12) promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A capacitação, de 40 horas/ aula, aconteceu entre os dias 08 e 12 de julho e teve o objetivo de formar guardiães da vida (gatekeepers) e interventores em tentativa de suicídio.

O treinamento contou com instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; do Setor de Psiquiatria do Hospital Geral do Exército de Fortaleza e do Instituto Dimicuida, entre outros especialistas.

Vinte e três profissionais concluíram o curso, sendo: oito bombeiros militares do estado do Ceará; dois bombeiros militares do estado do Rio Grande do Norte; oito policiais da PMCE; um policial civil do Ceará; um perito criminal da Pefoce; um profissional da Aesp, um da Ciopaer e uma profissional do Centro de Atenção Biopsicossocial da SSPDS. Agora, todos estão habilitados para realizar intervenções baseadas em escuta, diálogo, e utilizarem o sistema de comando de incidentes em casos de tentativa de suicídio.

Segundo o Major Edir Paixão, mestre em Saúde Pública pela UFC e Coordenador do CATS, “O curso de atendimento a tentativas de Suicídio é uma poderosa ferramenta de valorização da vida, uma vez que é uma das ações que se harmonizam com algumas diretrizes da organização mundial de saúde (OMS) para a redução dos números de suicídios e trabalha focado na prevenção entre profissionais de segurança pública  – estratégia gatekeeper (guardiões da vida) e para população em geral.

Além disso, quando capacita também para trabalho entre múltiplas instituições atende a uma necessidade real que se encontram nas ruas em situações limites de tentativas de suicídios: diversas instituições trabalhando juntas para salvar vidas.

O curso saiu do ciclo restrito do corpo de bombeiros do Ceará e já produziu capacitações, servindo a 08 (oito) estados do país, bem como capacitação de 02 (dois) bombeiros franceses e um bombeiro português.

Como o suicídio é uma questão de saúde pública mundial, nada mais adequado do que somar esforços numa parceria entre os diversos estados da união e países interessados nessa formação e troca de conhecimentos.

Para coroar mais um ano de êxito do curso, uma pesquisa sobre o CATS de autoria do Major Edir e outros oficiais do CBMCE foi aprovada no Congresso Mundial de prevenção de suicídios que acontecerá na Irlanda do Norte em setembro deste ano. Dessa forma, o estado do Ceará se notabiliza por trabalhar de forma operacional e científica para prestar os melhores serviços à sociedade.