Bombeiros ensinam Técnicas Fluviais a alunos do COTAR

24 de junho de 2019 - 07:56

O cabo Freitas e o soldado Viana, da 2a Cia/4o BBM, ministraram instrução de técnicas fluviais a alunos do sexto curso do Comando Tático Rural (COTAR), neste sábado (22) e domingo (23), no açude Castanhão, em Jaguaribara.

Enquanto o cabo Freitas ensinou técnicas de pilotagem de embarcação aos alunos, o soldado Viana trabalhou estratégias de resgate com bote.

“Os alunos obtiveram conhecimento básico sobre a manutenção e funcionamento do motor e sobre como operar o bote adequadamente em águas rasas e profundas”, explicou o cabo Freitas.

Na parte de resgate, foram abordadas técnicas de embarque e desembarque em águas profundas, além de resgate de companheiro ferido em meio líquido, com o bote parado e em movimento.

O Curso

O treinamento tem uma carga horária de 306 horas/aula e previsão de término no dia 15 de julho de 2019. Neste período, os alunos passarão por instruções de armamento, munição e tiro; atendimento pré-hospitalar; instrução tática individual; ofidismo; orientação e navegação; sobrevivência em ambiente de caatinga; operações ribeirinhas; abordagem; identificação e noções de material explosivo; noções de combate em ambiente confinados (CQB); noções de gerenciamento de crises; operações em plano vertical e montanhismo; procedimento de patrulha rural e instrumento de menor potencial ofensivo, dentre outras disciplinas.

Ao todo, 54 profissionais participam da capacitação, incluindo 48 policiais militares do estado do Ceará; três policiais militares do estado do Piauí; um policial militar do Maranhão e um policial civil do Rio Grande do Norte, além de um agente penitenciário da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Ceará.