CMCB tem três equipes na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

20 de junho de 2019 - 13:44

 

Nove alunos do CMCB, divididos em duas equipes do 3º Ano e uma do 2º, todas do Ensino Médio, classificaram-se para a fase final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

As equipes Sanctorum, História com Rapadura e Os Guaranis juntam-se ao seleto rol de times que, após seis etapas online, conseguiram superar mais de 18 mil equipes de todo o país para chegar à final presencial, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo.

“Foi uma experiência de maratonista, trabalhosa, mas prazerosa de se fazer. Aprendi muitas informações interessantes, aquele tipo de detalhe que faz toda a diferença, e isso me ajudou muito a desenvolver meu senso de observação. Eu me sinto lisonjeado por ter participado da ONHB, e eu espero sinceramente que os todos que estão na fase final consigam alcançar o topo”, avalia o aluno Artur Oliveira.

A olimpíada, realizada anualmente por alunos de todo o Brasil, prevê em sua dinâmica a participação dos professores de História que atuam como orientador das equipes compostas por mais três integrantes. O formato faz com que os participantes desempenhem o papel de historiadores por meio de pesquisa e análise de documentos, textos, imagens etc, impulsionando os docentes a buscarem projetos de pesquisas nas universidades do país.

As equipes do CMCB que chegaram à final forma orientadas pelos professores Nery Costa, Eduardo Valentim e cabo João Sudário.

“A proposta da ONHB proporciona uma experiência didática  muito rica para nossos alunos, exigindo leitura, pesquisa, interpretação e elaboração de textos, além do trabalho em equipe. Foram seis longas e intensas semanas somadas aos meses de preparação para a prova. Agora, com a sensação de dever cumprido, iremos representar nossa escola e nosso Estado em Campinas, almejando novas conquistas”, avalia o cabo Sudário.