Chefe do Departamento de História da UFC ministra aula no CMCB

13 de junho de 2019 - 16:52

Alunos do CMCB que passaram para a segunda fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) tiveram aula com o professor doutor Francisco José Pinheiro, chefe do departamento do curso de História da Universidade  Federal do Ceara, na tarde dessa quinta-feira (13).

Na oportunidade, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre o ofício de um historiador no trato com as fontes históricas e a importância da pesquisa para a construção do conhecimento. Um dos raros especialistas em paleografia do país, o professor Pinheiro doou para o acervo da biblioteca do CMCB um volume de sua vasta obra de transcrições documentais sobre o Ceará.

O CMCB está participando da 11ª edição da ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil promovida pela Universidade de Campinas que este ano teve 54 mil equipes inscritas na competição. Pelo CMCB, estão inscritos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, perfazendo um total de 105 alunos competindo.

A Olimpíada este ano conta com seis fases online semanais e uma fase presencial na sede da Unicamp. O formato da ONHB é inovador, exigindo ampla pesquisa e troca de conhecimentos entre alunos e professores orientadores.

“A competição proporciona ao estudante a oportunidade de acessar documentos e assuntos da história do país não comuns em sala de aula, trazendo um aprofundamento no ensino além do ganho no aprimoramento da interpretação para os alunos envolvidos”, ressalta o cabo João Sudário, professor de História do CMCB.

A Olimpíada Nacional de História do Brasil mobiliza na escola, além dos professores de História ( Renan, Valentim, Nery Costa, Jordana, Francisco e Kildery Amorim), professores de Língua Portuguesa ( Cibelle, Gláucia, Hipólito e Milena), a professora de Artes, Karla Iene, e ex-alunos participantes das edições passadas da ONHB.

Os encontros entre alunos e professores ocorrem uma vez por semana no contra turno. Em 2018 o CMCB realizou feito inédito ao conseguir uma medalha de cristal na final presencial. Neste ano, a escola proporcionou aulas preparatórias e triplicou o número de participantes.